img


Florianópolis, 23 de dezembro de 2024



CULTURA

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2020 apresenta um panorama da produção brasileira e internacional

Publicado em 11/11/2020


Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2020 apresenta um panorama da produção brasileira e internacional

Nana e Nilo em um dia de Sol e Chuva.jpg




A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promove sua 19ª edição entre os dias 21 e 28 de novembro.

Em quase duas décadas, o evento se consolidou como um dos mais importantes do gênero no país, ajudou a potencializar a produção audiovisual nacional para crianças e vem contribuindo para a formação de plateia. Em 2020, a Mostra se reinventa e apresenta um panorama contemporâneo da cinematografia brasileira e internacional em programação on-line e gratuita. Além de exibições de filmes nacionais e internacionais, realiza atividades paralelas como o Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e oficinas de audiovisual para crianças e professores. Os tradicionais shows da Mostra também terão versões virtuais, com espetáculos em live streaming de Hélio Ziskind, do aclamado projeto Canções de Makuru, e de Carlinhos Brown.

Ao longo de oito dias, serão realizadas duas sessões diárias de cinema com bate-papo  divididas por faixa etária, com opções para os pequenos até o público mais jovem. Além dos curtas, três longas convidados estão na agenda: a animação brasileira O Pergaminho Vermelho (2019), de Nelson Botter Jr; o documentário animado Liyana (2017), de Aaron Koop e Amanda Koop — filme aclamado pela crítica filmado no Reino de Essuatíni, África Meridional; e O Outro Lado do Outro (2019), documentário dirigido pelos catarinenses Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva. 

Os filmes estarão nas sessões on-line e também disponíveis para que as pessoas assistam a qualquer momento pelo site do evento. O público poderá votar no favorito.

A abertura, no dia 21, terá uma seleção de curtas do Irã, país reconhecido pela filmografia poética e premiada para adultos. As produções iranianas para crianças selecionadas são igualmente cheias de poesia. A dublagem será ao vivo e feita pela educadora, pesquisadora e contadora de histórias Gilka Girardello. Ela é quem assina também a coordenação de curadoria dos filmes deste ano.

— Teremos uma programação profunda, diversificada e diferente. A gente quis trazer o encanto da Mostra para o universo virtual. É um evento que traz alegria e poesia neste momento complexo que estamos vivendo, além de ser uma oportunidade para o público assistir a produções lindas. E também para conhecer e conversar com realizadores — afirma Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra.

Além disso, apesar do ano atípico em razão da pandemia, a programação on-line permite que pessoas em qualquer lugar do país possam ter acesso a filmes atuais e com muita diversidade cultural, já que muitas produções não chegam aos canais tradicionais de exibição.  

— O conjunto de filmes que está sendo compartilhado é muito bom. Me surpreendi com muitas das obras, algumas são obras primas mesmo, com cuidado com a música, variedade de linguagens. São filmes que podem levantar o astral, ajudar crianças e suas famílias a verem coisas para além desse momento de pandemia. E a arte sempre consegue fazer isso, mostrar o mundo maior do que o aqui agora — diz Gilka Girardello.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade