Publicado em 27/10/2020
Você abriu a sua prova, ou abrir um edital para ler, e encontrou que você deverá escrever uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa. Nesse momento você ficou confuso, pois nunca ouviu falar em um texto dissertativo argumentativo em prosa. “O que é isso? Vai ter que rolar uma prosa, ou seja, uma conversa durante o texto?”
Muitas pessoas não conhecem a ideia por traz do termo e, acredite ou não, há alunos que entregam um diálogo achando que texto em prosa é algo parecido com um roteiro teatral.
Nesse artigo vamos debater e deixa claro o que é um texto dissertativo em prosa e como você deve produzir um quando solicitado.
O significa prosa na literatura?
Quando um avaliador solicita que você redija um texto dissertativo em prosa, ele delimita a sua escrita a um formato de texto onde sua redação será algo próximo a um debate.
Espera-se uma sequência de informações, a depender da natureza do texto.
Se for solicitado um texto dissertativo expositivo apenas exponha informações a respeitos de conceitos importantes dentro do tema, já se é necessário um texto dissertativo argumentativo aí deve-se ter uma tese, um ponto de vista, uma opinião.
Então, o texto dissertativo é aquele texto em que espera-se uma organização em forma de debate ou a exposição de conceitos.
Tudo aquilo que não está em verso está em prosa. A expressão “em prosa” só é informada para garantir que você não escreva um poema ao invés de uma redação, deixando claro que você não deve escrever em versos.
O que é um texto dissertativo?
O texto dissertativo é um gênero textual opinativo. Nele é exposto uma opinião ou posicionamento sobre um determinado tema.
Tem isso em mente, sua estrutura é composta de alguns elementos textuais.
O primeiro deles é uma introdução com uma tese. Na introdução é colocado previamente o posicionamento do autor e o que vai ser discutido ao longo do texto.
A segunda etapa é o desenvolvimento. Fica claro pelo nome, então esse é o momento onde desenrola-se a argumentação, apresentando dados, fatos e argumentos.
Por último é necessário uma conclusão, onde o autor fecha sua ideias e concluí o que pensa a respeito do tema.
Redação Expositiva x Redação Dissertativa
Vamos, a princípio, entender a principal diferença entre os dois tipos de redação.
O texto expositivo apresenta os pontos de vista acerca de um assunto só que sem defender qualquer posição, o objetivo do texto expositivo é informar.
O texto argumentativo que é o que geralmente mais gera interesse por causa do Enem. Ele apresenta a defesa da opinião do autor acerca do assunto na tentativa de convencer o leitor.
Um texto argumentativo também vai ter informações, mas o objetivo desse texto é a opinião do autor.
Considerações finais
O texto dissertativo em prosa é simplesmente uma redação que não está escrito sob forma de poema, ela está dividida em linhas e parágrafos.
Será avaliado a sua capacidade de compreensão do tema e da proposta e o seu conhecimento da estrutura textual dissertativa.
É importante que você possua domínio da norma culta da língua e boas habilidades argumentativas.
Não há segredo algum nessa nomenclatura. Algumas pessoas ficam confusos porque elas não foram informadas sobre isso dentro da sala de aula.
Não é porque o seu curso de redação não falou sobre o termos “redação em prosa” que o termo não exista. Lembre-se, o texto em prosa é simplesmente um texto que não está escrito sob forma de um poema.