img

CULTURA

Festival de Cinema de Florianópolis lança programação totalmente on-line

Publicado em 15/09/2020


Festival de Cinema de Florianópolis lança programação totalmente on-line



A 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizada de 24 a 30 de setembro, totalmente on-line, com exibições de filmes, Encontro de Coprodução do Mercosul, Rally Universitário, oficinas e debates

No ano em que o mundo mudou, o Festival de Cinema de Florianópolis - FAM 2020, que está na 24ª edição ininterrupta, também se adapta ao novo momento e permanece com a mesma data anunciada desde o ano passado, de 24 a 30 de setembro. 

Totalmente on-line, os filmes, palestras, oficinas e debates serão exibidos na plataforma de streaming Innsaei.tv, que pode ser acessada na web, SmartTV ou no celular. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, quando entra uma nova seleção, assim o público pode montar sua própria grade de programação e acompanhar de casa as melhores produções da América Latina do último ano sem perder nada.

Os melhores filmes em 2020 serão eleitos pelo Júri Popular e também Júri especializado de Crítica. Ao todo, estão programadas 28 sessões. A programação segue um padrão diário para facilitar o acompanhamento: lives nas redes sociais ao meio dia e às 20 horas comentando os filmes e eventos do dia, debate no YouTube com os realizadores dos filmes do dia anterior sempre às 16 horas, Mostra Infantojuvenil pela manhã, às 10 horas, Mostra DOC-FAM, Mostra Curtas Catarinense e Mercosul, Videoclipe e Longas Ficção liberados a partir das 17h.

As atividades do 4º Encontro de Coprodução do Mercosul, Rally Universitário Floripa, palestras e oficinas são distribuídas ao longo do dia sempre nos mesmos horários. A Mostra Infantojuvenil poderá ser acompanhada com apoio de uma cartilha sobre os filmes desenvolvida especialmente para os professores, material que pode ser usado com os alunos nas aulas à distância.

Os ingressos para as sessões custam apenas R$ 5,00 e já podem ser adquiridos no site www.famdetodos.com.br. Há também combo de ingressos. As palestras do Rally são abertas ao público por R$ 10,00. Quem se inscreveu para o Rally mas não foi selecionado pode assistir a todas as palestras. A oficina Narrativa de Ficção, com Hermes Leal, também é aberta ao público, porém com vagas limitadas, no valor de R$ 50,00.

"O que fazemos é aproximar e conectar! E mesmo nesse ano de pandemia, continuamos com o papel que o FAM sempre desempenhou, unindo quem produz, distribui e exibe o conteúdo audiovisual, sempre valorizando o espectador com filmes cujas narrativas e paisagens possibilitam que assimilem novos olhares sobre sua cultura e sobre outras culturas, ampliando seu horizonte humano. Todos com segurança, vamos fazer um excelente festival on-line!", diz o diretor-geral do FAM, Antonio Celso Santos.

A programação completa do Festival  está disponível no www.famdetodos.com.br. O 24ª Florianópolis Audiovisual Mercosul é produzido com a Lei de Incentivo à Cultura, apoio Celesc e Engie com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Festival

O FAM 2020 recebeu 832 inscrições para seis das oito Mostras Competitivas, sendo mais de 300 horas de filmes. Foram selecionados 40 filmes para seis Mostras Competitivas - Curtas Catarinense (6), Curtas Mercosul (12), Infantojuvenil (6), Doc-FAM (6), Longa Ficção (6), Videoclipe (6). Entre produções e coproduções, são ao todo 12 países envolvidos nas mostras: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, México, Noruega e Índia. Completam a programação seis produções na Mostra WIP, dedicada aos filmes que ainda não estão finalizado; cinco que são esperados do Rally Universitário Floripa; seis produções catarinenses e mais três filmes filmes na Mostra Convidados, totalizando 60 filmes em 28 sessões on-line."Esta foi uma das melhores seleções de todos os tempos", destaca a diretora de programação do FAM, Marilha Naccari.

Mercado Audiovisual

Na 4ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul, produtores já estão com uma agenda repleta de atividades. No ECM Lab (laboratório) são 12 projetos de seis países (Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru), selecionados entre 37 inscritos. Além de atividades com produtores, distribuidores e canais de televisão como por exemplo a HBO Latin America, os participantes vão participar de palestras on-line, com perguntas e respostas em tempo real, com os principais Fundos de Fomento do audiovisual, como o Programa Ibermedia, World Cinema Fund - WCF (Berlinale), BAM/Proimágenes (Colômbia), Projeto Paradiso, entre outros. Ainda há possibilidade de participar como ouvinte. Todos os detalhes estão no www.famdetodos.com.br/forum. "Feliz de contribuir na construção de um pensamento cinematográfico da América do Sul, integrando e fomentando a coprodução entre os países latinos. O ECM é o espaço de encontros e aproximações mesmo neste ano de extrema necessidade de distanciamento social conseguimos ficar mais próximos uns dos outros por uma tela um pouco menor que a de nossos objetivos principais da profissão", diz o diretor de produção do FAM,  Tiagos Santos

Rally Universitário Floripa 

A maratona cinematográfica é uma experiência única de produção audiovisual,    conexão profissional e integração com estudantes de diversos países da América do Sul, com suporte de grandes especialistas da área e palestras nas áreas de roteiro e direção, produção, fotografia e edição. Este ano em formato remoto e on-line, as equipes de universitários e recém-formados em cinema, audiovisual e comunicação são desafiadas a produzir um curta-metragem de até 5 minutos em 100 horas contínuas durante o FAM 2020. Os filmes produzidos são exibidos no Festival e a equipe vencedora será convidada a participar do Rally em 2021.












Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade