img

Florianópolis, 27/04/2024




CIDADES

CELESC deverá indenizar consumidores da Grande Florianópolis por falhas no fornecimento de energia

Publicado em 02/04/2020


CELESC deverá indenizar consumidores da Grande Florianópolis por falhas no fornecimento de energia



A CELESC deverá indenizar os consumidores do Municípios de Santo Amaro da Imperatriz e de Águas Mornas devido a interrupções de fornecimento de energia elétrica, entre 2011 e 2014, em quantidade e tempo superior ao admitido pela agência reguladora do setor.

A determinação veio por meio de sentença em ação ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A ação civil pública com o pedido de indenização é de autoria da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz, que também abrange, além do município sede, a cidade de Águas Mornas.

Na ação, a Promotora de Justiça Lara Peplau sustentou que a CELESC não respeitou os direitos do consumidor, apesar de ter por obrigação legal e contratual o dever de otimizar, melhorar a prestação de seus serviços, tornando-a eficiente. Segundo destaca a Promotora de Justiça, o consumidor tem direito a um serviço prestado com regularidade, eficiência, segurança, atualidade, generosidade e cortesia.

Conforme requerido pelo Ministério Público, o Juízo da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz determinou tanto a indenização por danos morais coletivos - no valor de R$ 15 mil, destinados Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados (FRBL) - quando a indenização individual dos consumidores que se sentiram lesados.

Para ter direito à indenização individual, os consumidores deverão comprovar o prejuízo que suportaram e a residência no município no período em que foram constatadas as interrupções e se habilitar em ação de execução de sentença, que se iniciará após o trâmite em julgado da ação civil pública, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos contra a decisão que determinou a indenização. (Ação civil pública n. 0900017-98.2017.8.24.0057)









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade