img

Florianópolis, 27/04/2024




ARTIGOS

Nutricionista dá dicas para se hidratar bem nesse carnaval

Publicado em 19/02/2020


Nutricionista dá dicas para se hidratar bem nesse carnaval



Provavelmente a sua preocupação com o quesito saúde durante os dias de folia é a última da lista (se é que ela está na lista). O fato é que o calor dessa época por si só já costuma castigar nosso corpo, com maior exposição solar, maior transpiração e maior desgaste físico. 

Se juntamos a isso o excesso de bebidas alcoólicas, a menor ingestão de água e uma alimentação desequilibrada temos um quadro perfeito para instalação de fadiga, cansaço e aquela ressaca das brabas. Então seja curtindo o Carnaval nos bailes, nos blocos ou mesmo na praia é sempre fundamental mantermos a hidratação.

O ideal seria você andar com sua garrafinha de água o tempo todo, aumentando em pelo menos um terço a quantidade ingerida diariamente. Ou seja, se você bebe dois litros de água por dia, deveria tomar três durante esse período. E não espere sentir sede para tomar água! Uma dica de ouro é repor a água sempre que ela for eliminada:  a cada ida ao banheiro, tome pelo menos um copo.

E caso não goste de água, uma alternativa é acrescentar folhas de hortelã, manjericão ou alecrim, raspas de gengibre ou rodelas de laranja, limão ou morango por exemplo. 

E se consumir bebidas alcoólicas, intercalar com o consumo de líquidos como água, água de coco, sucos naturais ou chás pois a bebida alcoólica desidrata ainda mais o corpo. A dica prática é beber um copo para cada dose de bebida ingerida. E ingerir água pura é sempre a melhor opção, mas água de coco e os sucos naturais podem ser também indicados, pois apresentam na composição minerais associados a carboidratos que facilitam a reidratação, ajudando a repor os nutrientes perdidos e diminuindo os sintomas do estresse e do cansaço.

Você também pode caprichar na ingestão de frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi e maçã e vegetais verdes escuros como couve, brócolis, rúcula e agrião, por exemplo, pois contém vitaminas e minerais que atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado, além de ajudar na reposição de eletrólitos perdidos com a transpiração.

Portanto, são boas pedidas também na luta contra a desidratação e a famosa ressaca. Dessa maneira você poderá curtir ao máximo seu carnaval sem ficar mal no dia seguinte.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade