img

Florianópolis, 27/04/2024




ESPORTES

Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem na busca do título mundial de Surf

Publicado em 13/12/2019


Tony Heff / WSL via Getty Images
Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem na busca do título mundial de Surf

Italo Ferreira-RN




Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem na busca do título mundial no Havaí e já estão classificados para a estreia do surfe nas Olimpíadas de Tokyo 2020.

 A confirmação dos seus nomes para disputar medalhas para o Brasil, junto com a cearense Silvana Lima e a gaúcha Tatiana Weston-Webb, veio com derrota de Filipe Toledo na quarta-feira de grandes tubos de 8-10 pés em Pipeline e Backdoor. Italo e Medina passaram pela terceira fase do Billabong Pipe Masters em homenagem à Andy Irons e terão dois duelos brasileiros nas oitavas de final. Italo enfrenta Peterson Crisanto na primeira bateria e Medina está com Caio Ibelli na quinta.

As condições do mar estavam difíceis na quarta-feira, com séries enormes entrando sem parar, então foi decidido utilizar o sistema “overlapping heats”, com duas baterias disputadas simultaneamente. Assim, foi possível aumentar cada confronto para 50 minutos, com mais tempo para os surfistas pegarem as duas ondas computadas. O número 1 do Jeep Leaderboard, Italo Ferreira, já fez um duelo brasileiro na abertura da batalha por vagas nas oitavas de final na quarta-feira e ganhou do conterrâneo potiguar, Jadson André, para seguir defendendo a liderança na corrida do título mundial, que agora só tem três concorrentes.

“Foi difícil dormir ontem à noite e fiquei assistindo alguns filmes”, disse Italo Ferreira. “Está muito difícil lá fora. Eu tentei pegar as melhores ondas e consegui uma boa, mas caí na saída do tubo, a onda me atingiu. Toda bateria é uma história e estou feliz por continuar no evento. Espero que na próxima bateria, eu possa surfar melhor do que fiz hoje, porque estava bem complicado mesmo lá fora, para achar ondas boas”.

Filipe Toledo e sul-africano Jordy Smith também sentiram a dificuldade do mar e saíram da briga na quarta-feira. Filipe foi o primeiro, na quinta bateria do dia. Depois do paranaense Peterson Crisanto defender sua vaga para o CT 2020 despachando o californiano Conner Coffin, do Yago Dora eliminar Owen Wright na bateria seguinte e do também catarinense Willian Cardoso se despedir da elite do CT, com a derrota para Julian Wilson. Filipe era o favorito, pois seu adversário tinha se machucado dias antes e entrou mancando no mar. Mas, o neozelandês Ricardo Christie achou o melhor tubo do dia até ali, que valeu nota 7,67, para derrotar Filipe Toledo por 11,04 a 9,84 pontos.

“Eu cometi alguns erros na bateria que foram fatais”, lamentou Filipe Toledo. “Remei para algumas ondas que eu poderia ter esperado mais por uma melhor. Não sei, só sinto que estou bem cansado. É duro. Já faz alguns anos que chego aqui no Havaí brigando pelo título e perco. Sei que não preciso provar nada a ninguém do que posso fazer, mas, ao mesmo tempo, no fundo da mente, parece que fico realmente tentando isso. Enfim, vamos pra próxima”.

Quem também aproveitou a melhor hora do mar na quarta-feira foi o bicampeão mundial John John Florence. O havaiano mostrou toda a sua “expertise” em surfar os tubos de Pipeline e Backdoor, fazendo um novo recorde de 18,50 pontos, com notas 9,70 e 8,80 e jogando um 8,00 fora contra Ezekiel Lau. Mas, enquanto John John segue na briga com Kelly Slater pela segunda vaga dos Estados Unidos para as Olimpíadas, o também havaiano Ezekiel perdeu a chance de continuar tentando se manter na elite do CT para 2020.

O Billabong Pipe Masters começou com cinco surfistas na disputa pelo troféu de campeão do World Surf League Championship Tour 2019. Restaram três e a única chance de Kolohe Andino é a derrota dos líderes nas oitavas de final. Além disso, o americano só consegue o título mundial se vencer o Pipe Masters. Mas, já sai da briga se Italo Ferreira derrotar Peterson Crisanto na primeira bateria brasileira da quinta-feira, ou se Gabriel Medina passar por Caio Ibelli na quinta disputa por vagas para as quartas de final.

Caso Italo e Medina avancem, a batalha prossegue fase a fase e o campeão mundial de 2019 pode até ser definido em uma final entre eles no templo sagrado do esporte. Além destes dois duelos verde-amarelos, tem Brasil também disputando classificação em mais duas baterias. Na segunda, é Yago Dora contra o australiano Julian Wilson. Na sétima, Jessé Mendes precisa passar pelo californiano Griffin Colapinto, para seguir tentando vaga para o CT 2020.

VAGAS OLÍMPICAS 

O ranking da World Surf League está classificando dez surfistas, limitado a dois por país. Quatro chegaram no Havaí já garantidos para a estreia do surfe como esporte olímpico no Japão, o sul-africano Jordy Smith, o norte-americano Kolohe Andino, o japonês Kanoa Igarashi e o francês Jeremy Flores.

Mais quatro nomes foram confirmados na quarta-feira. Os primeiros foram os do Brasil, Italo Ferreira e Gabriel Medina, com a derrota de Filipe Toledo na quinta bateria do dia. Na oitava, Joan Duru perdeu para Kelly Slater e o taitiano Michel Bourez ficou com a segunda vaga da França. Na décima, Caio Ibelli acabou confirmando Owen Wright como primeiro classificado da Austrália na vitória sobre Wade Carmichael, pois Ryan Callinan já estava fora também.

Restam apenas duas vagas para fechar a lista dos dez indicados pela World Surf League. Uma é a dos Estados Unidos e Kelly Slater já precisa chegar na final do Pipe Masters para superar John John Florence. O havaiano garante seu nome nas semifinais e, se passar para as quartas de final, já obriga Slater a vencer o evento. A outra vaga é da Austrália, que Julian Wilson pode garantir se derrotar Yago Dora na segunda oitava de final. Aí acaba com a chance do único concorrente, Jack Freestone, que já necessita vencer o campeonato para superá-lo.

OITAVAS DE FINAL DO BILLABONG PIPE MASTERS:

---------Derrota=9.o lugar=3.320 pontos e US$ 14.100:

1.a: Italo Ferreira (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)

2.a: Julian Wilson (AUS) x Yago Dora (BRA)

3.a: Jack Freestone (AUS) x Ricardo Christie (NZL)

4.a: Kelly Slater (EUA) x Seth Moniz (HAV)

5.a: Gabriel Medina (BRA) x Caio Ibelli (BRA)

6.a: John John Florence (HAV) x Soli Bailey (AUS)

7.a: Griffin Colapinto (EUA) x Jessé Mendes (BRA)

8.a: Kolohe Andino (EUA) x Michel Bourez (TAH)

SPEED RANKING DO JEEP WSL LEADERBOARD 2019:

----atualizado com resultados da quarta-feira no Havaí:

01: Italo Ferreira (BRA) – 53.060 pontos

02: Gabriel Medina (BRA) – 51.995

03: Jordy Smith (AFR) – 49.985

04: Filipe Toledo (BRA) – 49.145

05: Kolohe Andino (EUA) – 46.655

06: Kanoa Igarashi (JPN) – 40.185

07: John John Florence (HAV) – 36.275

08: Owen Wright (AUS) – 34.780

09: Jeremy Flores (FRA) – 32.515

10: Kelly Slater (EUA) – 32.080


Ed Sloane / WSL via Getty Images
Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem na busca do título mundial de Surf

Gabriel Medina-SP


Ed Sloane / WSL via Getty Images
Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem na busca do título mundial de Surf

Filipe Toledo-SP









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade