img

Florianópolis, 24/04/2024




TURISMO

Lançadas novas regiões turísticas de SC com enfoque na gestão e na sustentabilidade econômica

Publicado em 14/11/2019


Saul Oliveira Filho/Santur
Lançadas novas regiões turísticas de SC com enfoque na gestão e na sustentabilidade econômica



As duas novas regiões do Mapa do Turismo de Santa Catarina, Caminhos do Contestado e Vale dos Imigrantes, foram lançadas na última terça-feira, 12, com a proposta de uma gestão mais eficiente e rentável para os diferentes agentes envolvidos.

As novas regiões foram criadas a partir do desmembramento do Vale do Contestado e consolidaram o novo Mapa do Turismo do estado, homologado pelo Ministério do Turismo (MTur) em outubro.

Em Mafra, no Planalto Norte, empresários e gestores municipais participaram do ato de lançamento da região Caminhos do Contestado, que agrega 13 municípios sendo que quatro deles foram validados como turísticos pelo MTur. Mafra, Itaiópolis, Major Vieira e Porto União têm sua história ligada à Guerra do Contestado, que envolveu Santa Catarina e Paraná entre os anos de 1912 e 1916.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, salientou a relevância da nova região e a emoção de ver se consolidar um trabalho de muitos anos. “Eu sei a luta que foi para chegar a um momento como esse. A emoção vem em função da recepção que tive aqui e da minha ligação com a região. Dei aula na Universidade do Contestado, me sinto extremamente abraçada e acolhida aqui”, disse.

A presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, destacou que a configuração da antiga região turística (Vale do Contestado) abarcava muitos municípios, alguns separados por até 400 km de distância, o que dificultava a definição de projetos comuns. “Chegamos ao entendimento de que seria necessário reavaliar essa composição e então foi decidido criar a nova região”, explicou.

Ainda na terça-feira, o lançamento da região Vale dos Imigrantes reuniu lideranças do turismo na cerimônia realizada na Biblioteca Municipal de Campos Novos. Também foi apresentada uma nova marca, inspirada nas pessoas e na história das diferentes etnias. A nova identidade visual, construída de forma voluntária por uma agência de branding de Videira, foi bem recebida pelos presentes.

A presidente da Santur, enalteceu o trabalho conjunto entre os municípios e a IGR Vale dos Imigrantes na busca pela profissionalização e construção do turismo como um produto que possa trazer também benefícios econômicos. “Conheço muito bem a região. Estive muitos anos em contato direto no período em que fui consultora, por isso agora quero ajudar a realizar os anseios de vocês. Temos condições de fazer muito e essa região há mais de 14 anos queria esse desmembramento. É toda uma região elevando a sua qualidade na gestão turística e esse momento é muito oportuno para todos nós”, disse Flavia.

A presidente da IGR Vale dos Imigrantes, Dirlei Rofner, reforçou a importância da nova marca e do novo nome para promover ainda mais o turismo regional. “É um momento muito importante para nós. Com esse novo nome e essa nova marca, vamos conseguir fazer despontar o turismo para o Estado e também para todo o Brasil”, frisou.

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade