Publicado em 24/06/2019
O Relatório Anual de Progresso dos Indicadores é resultado de um processo de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade urbana, que iniciou em abril de 2018 e levou cerca de sete meses para ser concluído.
O RAPI apresenta a situação de Florianópolis a partir de 132 indicadores da cidade, seguindo metodologia do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como indicadores locais, definidos pela Rede Ver a Cidade Florianópolis, aglutinados por 32 subtemas, 12 temas e 3 dimensões econômica, ambiental e urbana.
Na apresentação serão detalhados os cinco melhores indicadores e os cinco piores, além de um panorama geral. “A avaliação dos indicadores vai definir quais os caminhos das novas políticas públicas a serem trabalhadas pela sociedade e também em cooperação com a prefeitura”, diz a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. O levantamento das informações foi realizado pela Rede Ver a Cidade em conjunto com a prefeitura de Florianópolis.
A maioria dos indicadores é comum às seis cidades do Brasil que fazem parte da Rede – Florianópolis, Vitória, João Pessoa, Palmas, Goiânia e Três Lagoas. “Esse levantamento nos permite olhar a cidade de um ano para outro, entender o desenvolvimento ou até regressões de qualidade de vida dos moradores da cidade. Aqui adicionamos mais 19 indicadores locais para melhor entender as situações particulares de Florianópolis”, esclarece o coordenador do Grupo de Trabalho Gestão Pública da Associação FloripAmanhã, Ivo Sostizzo.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.