img


COMUNIDADE

Rede Ver a Cidade lança o Relatório de Indicadores 2018

Publicado em 24/06/2019

Divulgação/Assessoria de Imprensa
Rede Ver a Cidade lança o Relatório de Indicadores 2018

Nesta terça-feira (25/06), a Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão) de Florianópolis, coordenada pela Associação FloripAmanhã, apresenta o Relatório de Progresso de Indicadores (RAPI 2018), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, das 9h30min às 12h.



O Relatório Anual de Progresso dos Indicadores é resultado de um processo de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade urbana, que iniciou em abril de 2018 e levou cerca de sete meses para ser concluído.

O RAPI apresenta a situação de Florianópolis a partir de 132 indicadores da cidade, seguindo metodologia do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como indicadores locais, definidos pela Rede Ver a Cidade Florianópolis, aglutinados por 32 subtemas, 12 temas e 3 dimensões econômica, ambiental e urbana.

Na apresentação serão detalhados os cinco melhores indicadores e os cinco piores, além de um panorama geral. “A avaliação dos indicadores vai definir quais os caminhos das novas políticas públicas a serem trabalhadas pela sociedade e também em cooperação com a prefeitura”, diz a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. O levantamento das informações foi realizado pela Rede Ver a Cidade em conjunto com a prefeitura de Florianópolis.

A maioria dos indicadores é comum às seis cidades do Brasil que fazem parte da Rede – Florianópolis, Vitória, João Pessoa, Palmas, Goiânia e Três Lagoas. “Esse levantamento nos permite olhar a cidade de um ano para outro, entender o desenvolvimento ou até regressões de qualidade de vida dos moradores da cidade. Aqui adicionamos mais 19 indicadores locais para melhor entender as situações particulares de Florianópolis”, esclarece o coordenador do Grupo de Trabalho Gestão Pública da Associação FloripAmanhã, Ivo Sostizzo.