img

Florianópolis, 28/04/2024




GERAL

DIVE/SC divulga balanço do Dia D de Vacinação contra a gripe

Publicado em 06/05/2019


DIVE/SC divulga balanço do Dia D de Vacinação contra a gripe



No último sábado, dia 4 de maio, foi realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o país.

Em Santa Catarina, 199.930 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procuraram as unidades de saúde para tomar a vacina contra a doença. O número de doses aplicadas neste dia D foi bem maior do que ano passado (2018) quando apenas 75.380 pessoas estiveram nas unidades de saúde, no sábado, para se imunizar contra a doença. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina comemora o resultado positivo. "Ficamos felizes com os números alcançados neste dia D, resultado do trabalho conjunto entre estado e municípios, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer", ressalta a gerente de imunização da DIVE/SC, Lia Quaresma Coimbra.

A grande procura pelas doses no dia D aumentou a cobertura vacinal do estado para 43,45%, mas esse número ainda não é nem a metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar, pelo menos, 90% da população dos grupos prioritários que, em Santa Catarina, é de pouco mais de 2 milhões de pessoas (2.000.034). A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio. 

Cobertura vacinal por grupo

- crianças (6 meses a menores de 6 anos): 44,42% 

- gestantes: 44,46%

- mães até 45 dias após o parto: 59,92%

- trabalhadores da saúde: 32,68%

- professores: 41,21%

- povos indígenas: 47,68%

- idosos com 60 anos ou mais de idade: 55,57%

- população privada de liberdade e funcionários: 15,93%

- portadores doenças crônicas e condições especiais: 31,73%

- profissionais das forças de segurança e salvamento: 12,97%

Gripe em Santa Catarina

De acordo com o último boletim da DIVE/SC, do início do ano até o dia 3 de maio de 2019 foram confirmados 21 casos de influenza em Santa Catarina, sendo 16 pelo vírus A (H1N1), 4 pelo vírus A (H3N2) e 1 está aguardando subtipagem. Os municípios que apresentaram casos confirmados de influenza foram: Florianópolis e Blumenau, com 4 casos cada; Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e Tubarão, com 2 casos cada; Criciúma, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, com 1 caso cada.

Dos 21 casos, 15 apresentaram algum fator de risco associado: 5 eram idosos (acima de 60 anos); 2 crianças menores de 2 anos; 1 obeso e 7 eram portadores de doenças crônicas.

Três pessoas morreram, todas pelo vírus A (H1N1). Um homem, de 52 anos, morador de Tubarão; uma mulher, de 79 anos, moradora de Blumenau; e uma mulher, de 48 anos, moradora de Jaraguá do Sul. Os três apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença. 

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade