img

Florianópolis, 28/04/2024




TECNOLOGIA

Startup catarinense cria solução tecnológica que instrumentaliza o diagnóstico do autismo

Publicado em 28/04/2019


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Startup catarinense cria solução tecnológica que instrumentaliza o diagnóstico do autismo



A CogniSigns alia hardware e software que identificam respostas comportamentais e fisiológicas em crianças enquanto elas são expostas a estímulos sensoriais

Para debater sobre conscientização, comportamento humano, inclusão social e a importância do diagnóstico precoce do autismo, a startup catarinense CogniSigns realizou no mês de abril, em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um encontro que abordou as recentes tecnologias de apoio ao diagnóstico e tratamento do transtorno. A iniciativa teve parceria com a AMA Florianópolis e apoio da Brognoli, Teltec e Pousada Keanu.

De acordo com dados de 2010 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui dois milhões de autistas, porém, apenas três mil são assistidos.  Na sociedade atual ainda permanece o desconhecimento sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que acarreta na exclusão e na escassez de atendimento às pessoas diagnosticadas.

Para auxiliar no diagnóstico clínico do TEA, a CogniSigns - bio data, knowledge & health criou uma solução tecnológica focada em apoiar os profissionais da saúde a diagnosticarem o transtorno. A empresa alia a tecnologia e conhecimento, por meio de uma solução de hardware e software, dotada de sensores não invasivos que identificam respostas comportamentais e fisiológicas em crianças enquanto elas são expostas a estímulos sensoriais.

O algoritmo transforma essas respostas em bio dados e os correlaciona com possíveis sinais do TEA, gerando um conhecimento rico que apoia e instrumentaliza profissionais da saúde especializados no diagnóstico. "Nosso objetivo é identificar de forma precoce e abrangente nas escolas de ensino infantil os possíveis portadores do TEA, encaminhá-los a profissionais de saúde especializados, disponibilizando conhecimento e pareceres que apoiem o diagnóstico clínico", relata Leandro Mattos, sócio da CogniSigns - bio data, knowledge & health.

O diagnóstico do TEA é complexo, essencialmente clínico e baseado em técnicas tradicionais como observação e relato, além de ser de difícil acesso a grande parte da população brasileira. "Por isso, quanto antes for descoberto, mais rapidamente os pais poderão aprender a se relacionar com crianças portadoras de TEA e auxiliá-las no desenvolvimento", comenta Leandro.

A CogniSigns - bio data, knowledge & health, é uma startup de impacto social, incubada do MIDITEC, incubadora fundada e mantida pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae/SC.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade