img

Florianópolis, 30/04/2024




CULTURA

Rodrigo Piva apresenta o seu Canto Quântico em Florianópolis

Publicado em 12/12/2018


Cássia Piva
Rodrigo Piva apresenta o seu Canto Quântico em Florianópolis



Show no TAC, no dia 18 de dezembro, marca o lançamento do quarto álbum, ?Canto Quântico?, com a participação de grandes intérpretes e instrumentistas

O cantor e compositor Rodrigo Piva lança em Florianópolis, no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), no dia 18 de dezembro, às 20h (Projeto Oito em Ponto), seu quarto álbum, com o nome de "Canto Quântico". Após o sucesso do lançamento em Porto Alegre no início de dezembro, Rodrigo pretende apresentar o show em outras capitais no próximo ano e também em Portugal, onde foi gravada umas das faixas do CD.

O show tem a direção musical do instrumentista catarinense Rafael Calegari, que assina os arranjos e a co-produção do CD. Participam do espetáculo os músicos Uiliam Pimenta (piano) e Neto Fernandes (bateria), que, ao lado de Calegari (baixo), formam o Rivo Trio, um dos mais destacados grupos de música instrumental do sul do país. Completando a banda de base, Fábio Mello, no sax e flauta, e Alexandre Damaria, na percussão. Como convidados especiais, que também estão no disco, os cantores Leleco Lemos e Tatiana Cobbett, e os instrumentistas Rogério Piva (bandolim), Jorge Lacerda (baixo) e o filho mais novo de Rodrigo, que já está trilhando o caminho da música: Victor Piva (guitarra). No repertório, além das composições do novo álbum, serão apresentadas algumas canções dos discos anteriores, "Menina de Floripa" (2002) e "Na Garganta do Artista" (2011).

Rodrigo torce para que chegue logo a hora de mostrar seu novo trabalho. “Nada se compara a uma apresentação ao vivo em que, durante todo o tempo, há uma profunda interação entre o artista e a plateia. Isso explica o efeito quântico da música e o seu poder de transformar a realidade”, confessa ele, que aos 15 anos já acompanhava o avô Tulio Piva, famoso compositor gaúcho, em shows, gravações e festivais.

Além das influências do avô sambista, que transparecem no samba de gafieira "Pra Ser Feliz" e na bossa "Você Já Foi à Floripa?" (na qual divide o vocal com o cantor catarinense Leleco Lemos), o novo trabalho traz algumas novidades, como a faixa-título "Canto Quântico", um rap com pegada brasileira, e as canções "Música da Terra" e "Bem-Vinda", em que o compositor flerta com a world music. Completando o repertório, o ijexá "Canto das Águas", regravada em 2017 durante a turnê de Rodrigo na Europa, com a participação da cantora Tatiana Cobbett e produção de Milton Batera, ambos residindo em Portugal.

Foi em Florianópolis que Rodrigo Piva encontrou seu caminho musical, inspirado pelas belezas naturais da Ilha. E é para este “pedacinho de terra perdido no mar” da canção de Zininho que ele escreveu os seguintes versos: “Quem nunca foi à Floripa, não sabe onde fica o meu coração...”. Que tal ir ao TAC para conferir?









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...