img

Florianópolis, 07/05/2024




GERAL

Transporte marítimo em Florianópolis será realidade em breve

Publicado em 02/11/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Transporte marítimo em Florianópolis será realidade em breve



Após articulação do senador Dário Berger, foram vencidos os trâmites burocráticos em Brasília para a construção das instalações necessárias à implantação do projeto que irá melhorar a mobilidade na capital

Aguardado há anos, finalmente o transporte público marítimo de passageiros interligando os municípios da Grande Florianópolis será realidade. O Secretário de Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, e o senador Dário Berger, assinaram nesta quarta-feira (31), em Brasília, o termo cedendo por 20 anos o uso da área terrestre e marinha da União ao Departamento de Transportes e Terminais (DETER-SC). A cessão é destinada à construção de terminal, trapiche e espaço para atracação, bem como a permanência de embarcações de pequeno porte, situada no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, para tirar do papel o projeto do transporte público marítimo de passageiros.

“Todos os trâmites que dependiam da esfera federal nós conseguimos resolver. Com o aval da SPU, que era a parte mais complexa do processo, temos agora a garantia de que teremos finalmente um novo modal para melhorar a mobilidade na grande Florianópolis”, explicou o senador.

Dário destacou ainda que a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também já publicou resolução favorável e restam apenas os últimos procedimentos burocráticos no estado, como a Licença Ambiental de Instalação (LAI) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a autorização da Marinha.

De acordo com o presidente do DETER, Fúlvio Rosar Neto, a expectativa é de que até o final do ano ou início de 2019 o transporte marítimo deverá estar em operação. O valor da tarifa que será cobrada ficará em torno de R$ 9. Ele acrescenta ainda que a intenção é disponibilizar dois catamarãs com capacidade para 200 passageiros cada, e conforme aumentar a demanda aumentará consequentemente o número de embarcações e horários disponíveis.

OPERAÇÃO-TESTE JÁ FOI REALIZADA EM MARÇO

Uma operação teste com um catamarã com capacidade para 180 passageiros sentados foi realizada entre Florianópolis e São José no dia 12 de março de 2018. Apesar das condições adversas, com vento sul e ondas, a embarcação precisou de apenas 12 minutos para fazer o percurso que demora em torno de 60 a 90 minutos para ser cumprido via rodoviária, dependendo do trânsito. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade