img

Florianópolis, 30/04/2024




GERAL

Entrevista exclusiva com o presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral

Publicado em 22/10/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Entrevista exclusiva com o presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral



O presidente da presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral ? ACINAM, Tarciano Oliveira, concedeu entrevista ao Portal da Ilha Digital e nos contou sobre a importância da padronização dos vasilhames de água mineral.



Por: Paulo Luis Cordeiro

A Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) foi fundada em 2003 para fortalecer as indústrias e valorizar a água mineral catarinense. Qual o principal objetivo da Associação?

Tarciano: Um dos principais objetivos é garantir os direitos dos consumidores e a concorrência leal entre as empresas. A atual luta da Acinam é pela padronização do modelo dos vasilhames retornável de 20 litros de água mineral, com o objetivo de facilitar a escolha da marca pelo consumidor e a troca pelas envasadoras. Mas como há uma empresa do Setor, não associada, tentando monopolizar o mercado com Vasilhame exclusivo e enquanto aguardamos a decisão final da Justiça Federal, a ACINAM criou também um Vasilhame exclusivo, mas neste caso podendo ser usado por todos os Associados. O Vasilhame de 20 litros padronizado pela Acinam é distribuído em todo o Estado. Até o momento, 200 mil unidades estão em circulação.

As melhores águas minerais do Brasil ficam no nosso estado. Por que Santa Catarina tem esse título?

Tarciano: As fontes de água mineral expressam em sua composição físico-químico a geologia local, que no nosso caso, acaba gerando uma agua equilibrada e leve.

Qual o principal desafio ao se tornar o mais novo presidente da Acinam?

Tarciano: Trabalhar pelo desenvolvimento do Setor, colaborando para que as empresas fiquem equilibradas quanto a arrecadação de impostos e boas práticas de fabricação. Assim a concorrência entre as envasadoras fica somente no aspecto qualidade individual de cada produto e o serviço entregue ao consumidor.

Uma dúvida que ainda acerca muitas pessoas é quanto a validade de água. Existe?

Tarciano: Na água mineral você não vai ver nada que mostra que ela tenha um processo químico. Ela é retirada da fonte, envasada e entregue ao cidadão. Você não vai ver em nenhuma água mineral o uso de algum tipo de conservante. E isso faz a água ter uma validade, que é imposta pela legislação. Porque água teoricamente não teria validade.

O Senhor é Diretor da empresa de água mineral Santa Rita desde 2005. A que você atribui o sucesso da envasadora?

Tarciano: Desde o princípio nós não abrimos mão da qualidade da matéria-prima. A nossa premissa é ter a garrafa de melhor qualidade, o rótulo, a tampa, o processo e manter a equipe motivada também é importante para tudo dar certo. Além disso, a qualidade de leveza da nossa água, pelo baixo índice de sódio. Isso tudo mostra pra população a importância da nossa água mineral.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de águas minerais. Esse mercado cresce cerca de 20% ao ano. Por que isso acontece?

Tarciano: Muito se deve pela mudança de hábito da população nas questões ligadas a alimentação saudável. Atualmente cerca de 45% dos municípios brasileiros não possui saneamento básico. Ainda podemos citar o aumento da vida saudável, onde a prática cada vez maior de exercícios físicos, pedem a companhia de uma Agua Mineral.

O Brasil é o 8º maior produtor mundial de água mineral envasada, com 7% de participação no mercado global. O consumidor está mais consciente que a água mineral natural faz muito bem pra saúde?

Tarciano: A água mineral natural é recebida da fonte do jeito que ela nasce e é engarrafada e entregue ao consumidor. Ela também passa por laudos de inspeção para ver se está tudo dentro do padrão de qualidade, mas do jeito que é tirada da fonte ela é preparada para o consumidor final.

Existe algum projeto para o cuidado com o meio ambiente?

Tarciano: Todos nós apoiamos sim ações para que haja essa sustentabilidade do planeta. Com o PNRS – Plano Nacional de Residuos Sólidos, conquistamos pela ABINAM, juntamente com outros setores de Bebida um acordo setorial que permite o recolhimento das embalagens que cada empresa coloca no mercado, associados às Cooperativas de catadores, gerando emprego e reciclagem destas. Outro exemplo referente a nossa água é que, há alguns anos colocamos placas de energia fotovoltaica gerando energia para a indústria e quando a fábrica está parada gera energia para o sistema. Nós somos torcedores e apoiadores de toda e qualquer atividade que vem para melhorar a qualidade do planeta, e durante nossa Gestão estaremos incentivando aos demais Associados a inovar nesta área.

Com Assessoria de Imprensa









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...