Ao Vivo

Entenda como vai funcionar a plataforma WatchTV para provedores de internet

Entrevista com Andrés Madero, diretor da Infinera LATAM, durante a Futurecom 2018

ZECA PAGODINHO NA P12 E AFTER NO DONNA JURERE COM BLOG DO BAXO

Logicalis apresenta na Futurecom soluções para a cadeira produtiva do vinho utilizando IoT

img

TECNOLOGIA

Trabalho remoto: como garantir sua produtividade

Publicado em 08/10/2018 - 11:39:59

Conheça alguns softwares importantes que podem ajudar no seu dia a dia


Trabalho remoto: como garantir sua produtividade

Mesmo contando ainda com grande resistência, o trabalho de forma remota está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O trabalhador ganha bastante em qualidade de vida quando aprende a administrar o tempo sem precisar ficar determinadas horas em um escritório. É verdade que a rotina exige uma mudança completa dos hábitos do dia a dia e é preciso muita disciplina para se adaptar a esse cotidiano, mas essa prática tende a ser comum cada vez mais comum em razão da globalização das empresas.

Embora ainda pareça incomum, segundo pesquisa recente, mais de 40% dos entrevistados já pratica o home office em suas organizações. Além disso, 75% das companhias que adotam essa metodologia reportam aumento de produtividade dos funcionários. Por conta disso, estudos indicam que, até 2020, 90% das organizações devem ter ao menos um funcionário trabalhando em casa.

Conheça alguns softwares importantes para o trabalho remoto

Se você ainda não está trabalhando em home office, é bom atentar-se para essa nova realidade. Mas, se já é o seu caso, veja algumas ferramentas que podem ser bem úteis no seu trabalho remoto:

  • TeamViewer

O team viewer permite que você acesse a sua máquina de forma remota, melhorando seu fluxo de trabalho com tarefas inteligentes, tudo de forma simples e extremamente rápida, facilitando a colaboração on-line e a realização de reuniões de trabalho. Você pode resolver diversos problemas sem sequer sair da sua casa.

  • Google Docs

Para compartilhamento de arquivos, o Google Docs é uma aplicação de criação, colaboração e compartilhamento perfeita, que lhe permite salvar arquivos em nuvem e compartilhá-los com seus contatos, um serviço essencial para quem trabalha a distância. Um detalhe interessante é que qualquer alteração feita pelos usuários fica registrada com nome, data e horário da modificação, beneficiando tanto a atuação conjunta como uma eventual auditoria.

  • Trello

Nada como monitorar as atividades e delegar as tarefas para quem faz trabalho remoto de forma simples e organizada, né? O Trello é a ferramenta ideal para isso. Embora seja, originalmente, uma ferramenta de gestão de projetos, sua capacidade de otimizar esse workflow merece destaque. Com ele, controlar quem faz home office e as atividades de supervisão remota ficou muito mais fácil.

  • Bitrix

Se a ideia é colocar parte da sua equipe para fazer home office ou trabalho remoto esporádico, você vai precisar de uma ferramenta de time tracking. Esse recurso ajuda os gestores acompanhar as horas efetivamente trabalhadas, assim como também auxilia os colaboradores a gerenciar o tempo dedicado a cada tarefa para alcançar suas metas. A ferramenta oferece ainda relatórios, controle de tempo gasto em cada atividade, além de configuração de perfis diferentes.

Mudança de hábitos para vencer no trabalho remoto

Como já dissemos anteriormente, trabalhar em home office, tem seus benefícios. Sua qualidade de vida pode aumentar consideravelmente, mas é preciso mudar alguns hábitos na sua rotina. Siga as dicas abaixo para obter sucesso:

  • Local apropriado para trabalhar  

É muito importante ter um local específico para o seu trabalho. É importante que você não trabalhe da cama ou do sofá, por exemplo. Com um canto organizado para o dia a dia, a pessoa poderá organizar melhor e ainda preparar o espaço para as conferências on-line ou qualquer tipo de interação que tenha que fazer.

  • Regras para videoconferência

Se todos estão participando de uma reunião em vídeo, todos devem se conectar através do seu computador mesmo que apenas uma pessoa esteja remota e os outros no escritório. A importância de cada um se conectar em sua própria máquina e ligar a sua câmera de vídeo é para facilitar a conexão entre os participantes, para que eles possam observar suas expressões e gestos durante a reunião. A ideia é que tudo seja feita sempre da forma mais profissional possível durante a interação. Além disso, já tenha uma pauta pré-definida e aberta para todos antes da reunião.

  • Defina horários específicos para relaxar

Como os funcionários não têm mais tempo de deslocamento de casa para o trabalho, as horas antes perdidas no trânsito poderão ser utilizadas para produzir algo novo. Assim, é possível aproveitá-las para fazer exercícios físicos, por exemplo. Sugira atividades produtivas, mas, obviamente, não obrigatórias.