img

Florianópolis, 26/04/2024




DIVERSAO

Festival de Música Brasileira homenageia Edino Krieger nos seus 90 anos

Publicado em 11/09/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Festival de Música Brasileira homenageia Edino Krieger nos seus 90 anos



As atividades acontecem em palcos diversos, em Brusque e Florianópolis

De 26 a 30 de setembro, Santa Catarina receberá a segunda edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (MCB) Edino Krieger, com atividades gratuitas e abertas ao público. Neste ano, além de trazer para o Sul do Brasil uma mostra significativa da produção musical da atualidade e criar espaço para a divulgação de novos compositores, por meio do Concurso de Composições, celebra os 90 anos do brusquense Edino Krieger e faz homenagem especial ao compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.

Terá atrações no Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde os músicos levam alegria para os pacientes, passando pelo auditório do Departamento de Música da UDESC, visitando o Instituto Aldo Krieger, em Brusque, e culminando em dois teatros da Capital, o Álvaro de Carvalho (TAC) e o Ademir Rosa (CIC).

O II Festival MCB Edino Krieger é viabilizado através do Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, apresentado com apoio cultural de Supermercados Angeloni e produzido pelo Grupo Sintonize.

A música em tudo

Onde há vida, existe música. Se ouvirmos atentamente, perceberemos a música em tudo: nos pássaros, nos peixes, no vento, na água, até no silêncio. A segunda edição do Festival MCB Edino Krieger traz essa perspectiva e convida o público que aprecia a música de qualidade a entrar nesse universo dos sons que reflete o mundo. A sensibilidade na música de Edino está na identidade visual do festival que leva o seu nome. Para representar essa harmonia, foram conectados a instrumentos musicais ícones da fauna catarinense, como a tainha, o camarão e a coruja buraqueira.

Visão geral da programação

  • Abertura com Edino Krieger, em Brusque
  • Intervenção musical, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis
  • Mesa-redonda: “A Música Contemporânea no Ensino Musical”, na UDESC 
  • Recital comentado: “Prelúdios e Interlúdios”, de Edmundo Villani-Côrtes, na UDESC
  • Concerto Concurso de Composições, no TAC
  • Concerto com Camerata Florianópolis & Convidados, no CIC
  • Show de encerramento: Encontro de Gerações & Polyphonia Khoros, no TAC

Edino Krieger

Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Entrou no Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music, de Nova Iorque, tornando-se um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Sua vida é coroada por diversas conquistas, prêmios e homenagens. Foi presidente da Academia Brasileira de Música e recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação e foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...