img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Dois estudantes de Biguaçu são selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Publicado em 27/08/2018


Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB
Dois estudantes de Biguaçu são selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Prefeito Ramon parabenizou os jovens pela classificação




Alunos da Escola Viegas participarão de seleção para competições internacionais

Os estudantes da rede municipal de ensino de Biguaçu Kailane Ferreira e João Vitor Vieira Machado, ambos com 15 anos, foram selecionados para a fase online da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que culminará com a escolha dos selecionados que vão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Os melhores classificados na fase online serão convidados para as provas presenciais que vão ocorrer no início de 2019.

Kailane e João Vitor estão matriculados no 9º ano da Escola Básica Municipal Fernando Bruggemann Viegas de Amorim, localizada no Jardim Janaína. Dos 295 municípios catarinenses, somente 36 serão representados na competição, concorrendo com alunos de outros estados do país, de escolas públicas e particulares.

Coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA é a maior olimpíada científica do Brasil e tem como objetivo levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.

Os simulados e as provas online dos candidatos selecionados, entre eles os alunos de Biguaçu, ocorrem nos meses de setembro e outubro. Após essa etapa, os melhores classificados serão convidados para as provas presenciais no próximo ano.

O prefeito Ramon Wollinger se reuniu com os jovens, acompanhados da especialista da EBM Viegas, Daniela Nazide Costa, e do professor de Geografia, Matheus Schappo, para parabenizá-los pela classificação. “É muito gratificante ver que alunos da nossa rede foram selecionados em uma competição nacional de alto nível, sobre temas tão complexos e interessantes, comprovando o empenho e a dedicação dos próprios estudantes e dos educadores”, afirmou.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, “é uma grande alegria saber que dois jovens talentosos se destacaram e estarão representando Biguaçu nesta tão importante etapa da Olimpíada. É um trabalho que vinha sendo desenvolvido em anos anteriores e que tinha como responsável a professora e ex-diretora Ana Lúcia Lima da Costa Pimenta e que culminou agora com a escolha dos dois educandos. Parabéns a todos os educandos e professores que se envolveram no projeto. Nossa torcida está com você Kailane e João Vitor”.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...