img

Florianópolis, 26/04/2024




TURISMO

Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro

Publicado em 20/08/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro



Muito mais do que um evento gastronômico, o Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro, na Serra Catarinense, entre 31 de agosto e 30 de setembro de 2018

O III Fenatruta é a próxima atração desta temporada em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região, acompanhados da grande estrela da festa, a Truta - um peixe de água doce, extremamente saboroso, que permite combinações variadas numa explosão de sabores. Para acompanhar o prato principal, vinhos produzidos em Santa Catarina, que trazem a reconhecida qualidade dos vinhos de altitude.

E para completar a visita, a Serra Catarinense, localizada a aproximadamente 170 quilômetros de Florianópolis, reúne um conjunto de condições naturais, geográficas, climáticas e culturais que expressa um terroir próprio, manifestado principalmente na culinária regional. Aliado a ingredientes típicos, o cenário gastronômico serrano vem se renovando e assimilando novos produtos.

Receber bem é uma das qualidades de quem mora e trabalha na região. Para garantir a qualidade do evento, a Pouserra, que é a Associação do Trade Turístico de Urubici, promotora do Fenatruta, reuniu os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo, a fim de garantir aos turistas uma  estrutura acolhedora e opções variadas, com passeios turísticos pelos vinhedos, visitas às cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares inesquecíveis.

Por todos os cantos de Bom Retiro e Urubici, será possível viver o Festival em sua plenitude. As delícias à base de truta estarão disponíveis nos bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias da cidade. Em cada lugar, o público terá a oportunidade de degustar pratos especialmente selecionados para agradar o paladar dos visitantes, e que melhor representem a gastronomia local, com preços de cardápio de até R$ 49,00 por pessoa.

O Fenatruta vem para integrar os setores, valorizar a truta e os ingredientes locais, promovendo Urubici e Bom Retiro, que têm cerca de 12 mil e 10 mil habitantes, respectivamente. A meta é priorizar a sustentabilidade e a responsabilidade social, valorizando os chef´s e seus criativos pratos, divulgando o turismo através das pousadas, restaurantes, comércio e, principalmente, os truticultores, que comemoram a expansão do importante segmento.

A produção de Trutas na região da Serra vem ganhando expressividade. Nos últimos seis anos, cresceu 30%, conforme dados da Acatruta (Associação Catarinense de Truticultores), que reúne 18 associados.

Promover o evento nesta época do ano, além de divulgar a atividade, mostra que a Serra Catarinense é potencial turístico em todas as estações. A proposta alia a expectativa de reconhecer a truta como um produto de origem, com identidade geográfica, assim como os famosos vinhos de altitude, o queijo serrano e as frutas finas orgânicas, o que se torna mais uma oportunidade de movimentar a enogastronomia, gerar e produzir renda para a região.

A primeira edição do Fenatruta, realizada em 2016, contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. Já em 2017, o número quase dobrou. Foram 15 estabelecimentos e, aproximadamente, 2.000 pratos consumidos. Nestas duas primeiras edições o grande ganho foi a união do polo de gastronomia de Urubici. Através da parceria com o Senac, Sebrae e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo local, o município está bem mais capacitado e preparado para oferecer o que há de melhor. Estimulada pelo festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como mais um produto representativo das potencialidades locais.

Em 2018, o objetivo é ampliar o festival através da oferta integrada de gastronomia, hospedagem, enoturismo e roteiros de natureza, por meio de pacotes conjuntos oferecidos pelas pousadas e por agências de turismo de Santa Catarina, totalizando 16 estabelecimentos de alimentação, 9 pousadas e 2 lojas de artesanato em Urubici e Bom Retiro.


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro



O III Fenatruta é a próxima atração desta temporada em u
Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade