img



TECNOLOGIA

Empresas buscam soluções tecnológicas para problemas na logística

Publicado em 14/08/2018


Foto Ilustrativa
Empresas buscam soluções tecnológicas para problemas na logística



Com o crescimento no número de entregas, empresas apostam na tecnologia para fazer com que o produto chegue mais rápido na casa do consumidor

Não são poucas as dificuldades enfrentadas pelo segmento de logística. Roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias. A missão de empresas, transportadoras e distribuidoras é fazer com que as mercadorias cheguem não só cada vez mais rápido, mas também com qualidade, segurança e custos reduzidos. Mas, para isso, é preciso inovar.

“Tecnologias que utilizam Inteligência Artificial têm apresentado excelentes resultados nesta área”, é o que diz Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, startup que desenvolve softwares especializados para logística. As soluções apresentadas otimizam o uso da frota e geram melhores rotas para os atendimentos, além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e fazendo a comprovação de entregas no exato momento em que forem realizadas. “O sistema tem a capacidade de "auto calibrar" seus parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas”, afirma Garcia.

Essas soluções disruptivas já apresentam resultados concretos nas operações logísticas de diversas empresas pelo Brasil. Um dos cases de sucesso é o da Transville, transportadora de cargas e logísticas sediada em Joinville. Com atuação em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a empresa trabalha com um sistema integrado de informações, o qual permite que todas as unidades e os clientes tenham acesso às informações logísticas em tempo real. “Nosso índice de revisita era de 20%. Após o treinamento realizado pela AgileProcess, reduzimos esse índice para 1%”, afirma Josiano Martins, operador do sistema.

Outro exemplo é a Cassol, quinta maior rede de Home Centers do Brasil e atualmente líder na região Sul neste segmento. A rede dispõe de 17 lojas e três Centros de Distribuição, situados nos estados do PR, RS e SC, tendo implantado recentemente um sistema de informações ao cliente, que permite o acompanhamento qualitativo e quantitativo das entregas à domicílio, bem como garante uma interface ágil de comunicação e solução de problemas dos seus clientes.

Essas e outras inovações serão debatidas do Agile Challenges 2018, evento que reunirá empresas de todo o Brasil para apresentar o que há de mais novo em tecnologia para auxiliar o transporte de mercadorias pelo País. Logística 4.0, Supply Chain, Segurança, Bigdata, Inteligência Artificial, Gestão Comercial e Customer Success estarão entre os temas abordados.

Segundo Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, startup que desenvolve softwares especializados para logística, e organizador do evento, o AgileChallenges 2018 surgiu da necessidade de olhar para o futuro e trazer o mercado para discutir sobre o impacto que as mudanças, inovações e quebras de paradigmas terão sobre o universo da logística. “Queremos que o evento seja percebido como uma oportunidade única de olhar para frente e consolidar conhecimentos. Queremos proporcionar exposições e discussões das diferentes visões de futuro bem como um ambiente de promoção para o desenvolvimento de networking”, afirma Garcia.

O evento será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Empresarial Terrafirme, em São José, na Grande Florianópolis, e contará com palestrantes de peso como Armando Marchesan, do Grupo Sequoia; Ariel Herszenhorn, CEO da Total Express; Luciano Xavier de Miranda, Gerente de Operações de E-commerce do Grupo Boticário, Cleyton Soares, Gerente Operacional de E-commerce da Arezzo&Co, Ronaldo Oliveira, Gerente de Parcerias da Amazon; Gustavo Coelho, da ex-Sascar/Fazzer Consultoria; Leandro Baptista, ex-Mercado Livre/Axado; Rodrigo Barcia, Neoway Business Solutions entre outros.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...