img



GERAL

Florianópolis sedia IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Publicado em 19/07/2018


Foto Ilustrativa
Florianópolis sedia IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação



O congresso é um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza



Por: Laura Dozza Reis

Com cenários inspiradores e biodiversos, Florianópolis (SC) será a cidade-sede do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, especialistas do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza” e definir diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação.

“Neste IX CBUC, queremos reforçar e ampliar a discussão sobre como a conservação é a base para uma economia sustentável no longo prazo. A natureza e os ecossistemas têm relevante valor para o bem-estar humano e para possibilitar a existência das atividades econômicas”, analisa a diretora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes. Entre os temas a serem abordados estão a relação entre negócios e biodiversidade, os benefícios das áreas protegidas para a sociedade e modelos inovadores de conservação da natureza. 

Já estão confirmados palestrantes como  Jason Clay, vice-presidente sênior de Mercados e Alimentação do WWF dos Estados Unidos;  John Amos, geólogo e presidente da organização não governamental SkyTruth; Pedro Paulo Diniz, empresário e ex-piloto de Fórmula1 que atualmente se dedica à produção em larga escala de alimentos orgânicos; Luis Fernando Laranja, diretor da Kaeté Investimentos, e um dos pioneiros no desenvolvimento de negócios de impacto no país, fundador da primeira empresa B certificada do Brasil, a Ouro Verde Amazônia; e Matilda Van Den Bosch, doutora em medicina, planejamento paisagístico e saúde pública, e consultora de inúmeras organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, o Programa Ambiental da ONU, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e o Departamento de Mudanças Climáticas e Inovação para Saúde do Canadá; entre outros.

Paralelamente ao CBUC, outros dois eventos serão realizados de forma simultânea: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a Mostra de Conservação da Natureza. Assim, a programação será abrangente, incluindo conferências, palestras e simpósios, além de mostras que possibilitarão ao público presente ter contato com iniciativas e projetos inovadores.

“Nossa intenção é criar um ambiente colaborativo e de novas ideias em busca de estratégias e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Vemos o CBUC, o Simpósio e a Mostra como ferramentas para divulgar os resultados gerados pela ciência e engajar a sociedade para garantir um planeta com condições de vida a todos”, reforça Malu.

Realizado periodicamente desde 1997 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o CBUC é conhecido por trazer ao Brasil especialistas globalmente reconhecidos e por propiciar a troca de experiências e a inspiração daqueles que trabalham à frente das áreas naturais protegidas. Até hoje, em suas oito edições realizadas em diferentes cidades brasileiras, o evento contou com mais de dez mil participantes de diversos países, 338 palestras e conferências, 807 trabalhos técnicos apresentados, 14 simpósios e 96 moções aprovadas em plenárias e encaminhadas aos órgãos competentes - destacando contribuições para a criação, ampliação e implementação de Unidades de Conservação em diferentes regiões brasileiras.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...