img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Circuito de Criação Literária do Sesc promove oficinas gratuitas em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna

Publicado em 13/07/2018


Circuito de Criação Literária do Sesc promove oficinas gratuitas em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna

PALOMA VIDAL (SP)




Escritores Paloma Vidal (SP), Carlos Correia (PA) e Flávia Péret (MG) ministram as oficinas, de 23 a 27 de julho. As inscrições estão abertas!

Estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas de Criação Literária do projeto nacional “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, que acontecem em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna, de 23 a 27 de julho. Realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira,  o projeto tem o objetivo de oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias, a formação e a divulgação de novos autores.

Em Florianópolis, a escritora Paloma Vidal (SP) ministra a oficina “Não escrever: oficina de textos inacabados”, das 19h às 22h, no Teatro Sesc Prainha. A proposta é trabalhar com a escrita a partir das ideias de preparação e inacabamento, através da leitura e da produção de textos inacabados, como listas, esboços e projetos, para pensar sobre o que se escreve enquanto não se escreve. As inscrições podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes do Sesc, na Travessa Syriaco Atherino, 100, centro.

Sobre os escritores: 

PALOMA VIDAL (SP)
Paloma Vidal é escritora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou, entre outros, o romance “Mar azul” (2012); as peças “Três peças” (2014); o livro de contos “Dupla exposição” (2016), com imagens de Elisa Pessoa, e “Ensaio de voo” (2017), pela editora artesanal Quelônio. Suas publicações mais recentes são Wyoming e Menini (2018), com textos do blog "Lugares onde eu não estou” (www.escritosgeograficos.blogspot.com). É editora da revista Grumo (www.salagrumo.com) e da coleção Entrecríticas (editora Rocco), de ensaios de crítica contemporânea. Dirige o ciclo de palestras performáticas "Em obras” (https://cicloemobras.wordpress.com), já realizado em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

CARLOS CORREIA (PA)
Carlos Correia Santos é escritor, músico e terapeuta. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e Graduando em Pedagogia. Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase na Inclusão; em Psicopedagogia Clínica; em Educação Musical e Ensino de Artes; em Musicoterapia; e em Autismo. Tem se destacado na área de arte-inclusão com pesquisas e espetáculos ligados ao tema. É criador do Cena Especial - Teatro Inclusivo, projeto de extensão realizado na Fibra com o qual criou o primeiro grupo de teatro inclusivo da região Norte. 
Venceu o Prêmio Funarte de Dramaturgia por três anos consecutivos (2003, 2004 e 2005); o Prêmio Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro (2005); o Prêmio Funarte Petrobras de Circulação Nacional (2006); e duas vezes o Edital Seleção Brasil em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil (2007 e 2011). Incluídos no Catálogo da Dramaturgia Brasileira, de Maria Helena Kühner, seus textos já foram apresentados em várias cidades como Belém, Recife, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de terem sido traduzidos para o espanhol e o francês.
É autor dos romances "Velas na Tapera" e "Senhora de Todos os Passos"; do livro de poemas "Poeticário"; e dos textos para teatro "Nu Nery", "Ópera Profano", "Batista" e "Não Conte com o Número Um no Reino de Numesmópolis", este vencedor do III Concurso Literatura para Todos (2009), promovido pelo Ministério da Educação.

FLÁVIA PERÉT (MG)
Escritora e professora, Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. Desde 2009, participa e desenvolve projetos, oficinas e processos formativos no campo da escrita e seu diálogo com outras linguagens.  Já publicou os livros: Imprensa Gay no Brasil (2011), 10 Poemas de Amor e de Susto (2013), Outra Noite (2014), Novelinha (2016) e Uma Mulher (2017). Vive e trabalha em Belo Horizonte.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...