img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Inadimplência: qual a responsabilidade civil dos síndicos?

Publicado em 13/07/2018


Inadimplência: qual a responsabilidade civil dos síndicos?



Este é um dos temas a serem abordados dia 18 de julho, no Workshop Síndicos Planning, em Florianópolis

Para ser síndico não basta apenas querer assumir o posto. O cargo de síndico exige conhecimentos básicos em Administração, Direito, Gestão de Pessoas e Contabilidade. E, além desses conhecimentos, o cargo possui responsabilidades atribuídas pelo artigo 1.348 do Código Civil, que, se não cumpridas adequadamente, ocasionarão prejuízos aos condôminos ou a terceiros.  

Estas são algumas das preocupações que serão abordadas durante o Workshop Síndicos Planning, no dia 18 de julho, no Auditório da Fecomércio, em Florianópolis. A palestra “Inadimplência: Responsabilidade Civil dos Síndicos”, será ministrada por Josiane Vincoski, da Contractual Santa Catarina. 

Josiane é advogada, empresária, pós-graduada em Processo Civil, Pós- graduada em Direito Civil, Pós graduanda em Direito Imobiliário, tem formação em Síndico Profissional e, há mais de 10 anos, é militante no direito Condominial.

“No sentido de orientar os síndicos, a palestra vai demonstrar com casos práticos as condutas que não devem ser tomadas na cobrança da inadimplência, evitando maiores desgastes entre síndico e condômino, e consequentemente, afastando a responsabilidade civil do síndico”, comentou Josiane. 

Dentre as competências previstas no artigo 1.348 do Código Civil está a responsabilidade pela cobrança das taxas condominiais inadimplidas, devendo o síndico recuperar o crédito condominial. “No geral, parece ser uma responsabilidade bem simples, contudo, na prática, o síndico com a intenção de reduzir a inadimplência acaba praticando condutas que ferem o direito do condômino inadimplente, gerando o dever de indenizar pela conduta ilícita causada”, pontua. 

Sobre o Workshop Síndicos Planning

O Workshop Síndicos Planning é um evento que reúne profissionais e especialistas que debatem sobre as diferentes áreas de atuação do gestor de condomínios, gerando inovação, planejamento e um ambiente de networking e negócios.

O evento é uma iniciativa da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio de C D'Avila Corretora de Seguros, Contractual Santa Catarina, Engemov Elevadores, Grupo Embracon, IORSEC Estratégia em Segurança, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, SCI Sistemas, Seguridade Segurança e Serviços, Sompo Seguros, Técnica Engenharia, e o Apoio de ACIB, ACIF, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, Instituto Gene, NSC TV, Revista ÁREA, SCGÁS, SEAC E SINDESP-SC, SEBRAE-SC, SECOVI SC, SECOVI Fpolis/Tubarão, SECOVIMED, Sistema Fecomércio SC SESC SENAC.

Associados da ACIB, ACIF, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, SEAC E SINDESP-SC, SECOVI SC e SECOVI Fpolis/Tubarão têm 20% de desconto no valor das inscrições.

Workshop Síndicos Planning – Florianópolis
Data: 18 de julho de 2018 (quarta-feira)
Local: Auditório Fecomércio, Rua Felipe Schmidt, 785 - Centro, Florianópolis
Horário: 8h30min às 18h30min
Informações: (47) 3285-7462 ou contato@sindicosplanning.com.br









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade