img



CULTURA

Mostra de cinema Olhares sobre o Refúgio chega a Florianópolis

Publicado em 21/06/2018


Divulgação / Assessoria de Imprensa
Mostra de cinema Olhares sobre o Refúgio chega a Florianópolis

Filme Zaatari - Memórias do Labirinto




Com exibições gratuitas, programação terá o pré-lançamento do documentário ?Zaatari ? Memórias do Labirinto?, que retrata o campo de refugiados na Jordânia

De 25 a 27 de junho, Florianópolis recebe a mostra de filmes “Olhares sobre o Refúgio”, com exibições gratuitas em celebração ao Dia Mundial do Refugiado 2018. Entre os títulos estão “Exodus, de onde eu vim não existe mais” e “Era o Hotel Cambridge”, produções nacionais que retratam a situação do refúgio no Brasil e no mundo.

A principal atração da mostra é o documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, selecionado para o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", de 2018. Intenso e surpreendente, o filme traz à tona a pior crise migratória na história da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial: o conflito na Síria – e a busca por reconstruírem suas vidas em um dos maiores campos de refugiados do mundo, na Jordânia.

Outro documentário coproduzido por Brasil-Alemanha que integra a programação é “Exodus, de onde eu vim não existe mais”, que traz a realidade de países como Sudão do Sul, Mianmar, Argélia e Togo, e conta com a narração de Wagner Moura. O curta-metragem "Abrigo" aborda o cotidiano de venezuelanos que tentam recomeçar a vida em um abrigo na periferia de Boa Vista, capital de Roraima. Já a produção “Era o Hotel Cambridge” retrata a realidade da luta de refugiados e brasileiros por moradia na capital paulista.

As exibições acontecem no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis, às 20h. Após as sessões, haverá debate com pesquisadores, imigrantes e representantes de entidades de apoio a população migrante e refugiada em Santa Catarina. 

O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, realiza essa mostra em parceria com o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis (GAIRF) e a Fundação Catarinense de Cultura.

A Mostra “Olhares sobre o Refúgio” também acontece em Curitiba, Porto Alegre, Boa Vista, Manaus, Brasília e Rio de Janeiro. A programação faz parte de uma agenda mais ampla em celebração ao Dia Mundial do Refugiado no Brasil.

Sobre o Dia Mundial do Refugiado 

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado do dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade