img

Florianópolis, 30/04/2024




CULTURA

Conheça os espetáculos selecionados para a 18ª Mostra EmCenaCatarina

Publicado em 15/06/2018


Divulgação
Conheça os espetáculos selecionados para a 18ª Mostra EmCenaCatarina



A primeira etapa acontece em Concórdia (20 a 22/06), Chapecó (21 a 23/06), Lages (22 a 24/06), Florianópolis (23 a 25/06) e Blumenau (24 a 26/06), com entrada gratuita

Os espetáculos "Das Águas", da Cia Carona de Teatro, de Blumenau e "Para Contar Estrelas", do Grupo Cirandela, de Criciúma foram os selecionados pelo Sesc para percorrer o Estado na 18ª Mostra EmCenaCatarina. Neste ano, o projeto acontece em seis etapas que levam as mostras de artes cênicas a 24 cidades até novembro. Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações seguidas por bate-papo, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação de um convidado em cada local.

Em 2018 o Sesc aprofundou o olhar sobre os diferentes públicos e produções artísticas do Estado, com uma novidade: a seleção de outros seis espetáculos para a abertura da mostra em cada uma das etapas. Desta forma, amplia a participação de artistas catarinenses no projeto e valoriza as diferentes potencialidades de cada localidade.

Por região, circulam os trabalhos: “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina (de Florianópolis); “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó); “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (de Chapecó); "Clov´s O Internacionável", da Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma); “#Mergulho – Experiência teatral para crianças”, da Eranos Círculo de Artes (de Itajaí); e “Provisoriamente não cantaremos o amor...”, com a Traço Cia de Teatro (de Florianópolis).

A primeira etapa acontece em Concórdia (20 a 22/06), Chapecó (21 a 23/06), Lages (22 a 24/06), Florianópolis (23 a 25/06) e Blumenau (24 a 26/06), com entrada gratuita. 

Nestas cidades, a mostra abre com o teatro “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina. Neste solo, a artista confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e coletivas. Ela usa a linguagem do teatro de bonecos e recursos audiovisuais neste trabalho. O espetáculo tem a duração de 60 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 16 anos.

No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. O espetáculo tem a duração de 65 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 12 anos.

O encerramento da mostra é com a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os "Guardadores de Tempo", são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. O espetáculo tem classificação indicativa livre e a duração de 45 minutos.

Florianópolis:
Local: Teatro Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro)
23/06, às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Poses para (não)  esquecer
24/06, às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Das Águas 
25/06, às 15h, no Teatro Sesc Prainha: Para Contar Estrelas 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...