img

Florianópolis, 30/04/2024




CIDADES

Centro Histórico de Florianópolis pede a atenção do poder público

Publicado em 12/06/2018


Divulgação/CDL de Florianópolis
Centro Histórico de Florianópolis pede a atenção do poder público



Empresários e moradores não aguentam mais o abandono da região e imploram por manutenção

Visitados por turistas, os Centros Históricos das capitais são paradas obrigatórias daqueles que desejam conhecer a cultura e história local. Entretanto, as principais ruas do Centro Histórico Leste de Florianópolis definham a cada ano por falta de manutenção e cuidado. Preocupados com a situação crítica da área, empresários e moradores da região pedem a atenção do poder público para revitalizar as vias. 

Com uma breve caminhada pelas ruas do entorno da Praça XV de Novembro, é possível identificar os problemas existentes nas fachadas de estabelecimentos abandonados, pichados e degradados, vias desniveladas e paralelepípedos quebrados, ruas sujas com lixos expostos. Com falta de infraestrutura, bares e restaurantes são prejudicados, já que os problemas recorrentes afastam a maior fonte de renda dos comerciantes locais.

Desde 2017, cerca de 50 empreendimentos fecharam as portas devido à falta de cuidado da região. Hoje, em média 100 estabelecimentos lutam para se manterem ativos no Centro Histórico de Florianópolis, mas com o fluxo de pessoas diminuindo gradativamente, os empresários temem o fechamento de mais portas e o abandono total. 

Segundo o diretor de desenvolvimento da CDL de Florianópolis, Rafael Salim, é preciso que o poder público cumpra com as responsabilidades para recuperar a área. “Visitar o Centro Histórico nos dias de hoje não é agradável. As ruas estão ruins e com mau cheiro, além de prédios degradados que dão a sensação de abandono. Apesar do grande potencial e gerador de riqueza, o entorno da Praça XV de Novembro vem se tornando um espaço desprezado, reduzindo gradualmente os recursos da economia para o município”, alerta Salim.

Para contribuir com os empresários da região, a CDL de Florianópolis mantém a Feira Viva a Cidade ativa todos os sábados das 9h às 14h com atividades, artesanato, brechó e antiguidades. E nas datas comemorativas, promove ações de interação e integração da comunidade com a feira. 

Ainda para melhorar a sensação de pertencimento dos espaços públicos, a entidade, por meio do Núcleo Regional do Centro Histórico, promoveu em 2017 o 1º Mutirão de Limpeza Voluntário. A ação contou com cerca de 200 voluntários que limparam as ruas, pintaram as fachadas, recolheram os lixos e deixaram a região mais bonita. Para este ano, está marcado o 2º Mutirão de Limpeza para o segundo semestre.

“É com a união e a conscientização de todos que mostramos que não estamos acomodados com a situação precária em que se encontra a região do Centro. Esperamos que o poder público olhe para nós e não deixe morrer a vitalidade desse lugar”, pondera Salim.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade