img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

RZ2 transfere sede de Porto Alegre para Florianópolis

Publicado em 22/05/2018


Divulgação
RZ2 transfere sede de Porto Alegre para Florianópolis

Centro empresarial Corporate Park, onde a empresa irá se instalar




Espaços apropriados, mão de obra qualificada, incentivos e qualidade de vida são os principais motivos para empresas escolherem a Ilha de Santa Catarina para se fixar

O sonho de morar próximo à praia finalmente será realizado pelo gaúcho Rafael Zambelli. Formado em Administração de Empresas e sócio da RZ2, empresa de tecnologia que cria softwares personalizados, ele viu sua empresa crescer rapidamente nos últimos cinco anos, assim como o número de funcionários. Nesse ritmo, viu a necessidade de uma estrutura especializada, que atendesse às características de sua empresa e a importância de se conectar a um ambiente mais propício às atividades do seu negócio. Foi quando decidiu que traria a RZ2 para Florianópolis.

“Na minha visão, Florianópolis tem se sobressaído em relação a Porto Alegre e a outras cidades brasileiras. Por ser mais cosmopolita, por possuir uma qualidade de vida melhor e por ter recebido incentivos mais significativos do governo no que diz respeito à tecnologia,  tudo isso ajuda na atração de profissionais qualificados. Este contexto acaba gerando um ecossistema empreendedor mais interessante do que o que temos em outras regiões”, justifica Zambelli.

Segundo o empresário, todos os funcionários foram receptivos à mudança. A metade deles irá se instalar na cidade e os que não conseguiram vir não descartam a possibilidade da transferência em um futuro próximo. O motivo para tamanha adesão é salutar: fora as belezas naturais e a proximidade com as praias, a capital continua sendo destaque no ranking de qualidade de vida. Para a RZ2, a lista é ainda maior: a capital é considerada, segundo a Endeavor, a segunda melhor cidade para empreender, a terceira melhor em acesso a capital (tem a maior proporção relativa de investimentos em venture capital), a terceira em inovação e a primeira em capital humano.

No que se refere a empresas de tecnologia, Florianópolis é a maior responsável pelo faturamento do setor em Santa Catarina com mais de 900 empresas que faturam R$4,3 bilhões, conforme o último levantamento do Acate Tech Report (2015). O cenário é ainda mais acentuado pela mão de obra especializada, pelos investimentos e cultura de incentivo ao setor existente na capital, que são fomentados por agentes locais como o MIDI Tecnológico da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  o SEBRAE/SC, o SENAI e incubadoras, entre outros.

Importância da escolha de uma infraestrutura especializada

A RZ2 vai se instalar na SC-401, no Corporate Park, local considerado extremamente estratégico para a empresa, por estar situado na chamada “Rota da Inovação”, com fácil acesso ao Centro e às praias do Norte da Ilha. A infraestrutura do centro empresarial foi o segundo ponto forte para a empresa ter escolhido Florianópolis para se fixar.

“O norte da Ilha é o que está mais desenvolvido, fora isso, a infraestrutura do local tem tudo a ver com o DNA das empresas de tecnologia, com segurança e  paisagismo que nos fazem pensar que estamos em um parque. O histórico de várias empresas de tecnologia que estão aqui ou que já estiveram nos dá a segurança de que é o local certo ”, afirma.

Segundo Felipe Didoné, diretor do Corporate Park, ao se instalar em Florianópolis, as empresas de tecnologia precisam visualizar o futuro, ou seja, o que elas querem a médio e longo prazo. “O sucesso do empreendimento se deve a sua localização estratégica, além de sua infraestrutura moderna, ampla, modulável e um espaço externo humanizado que contribui para o interesse e a permanência das empresas no local”, explica.

Segundo o gestor, uma forte característica das empresas de tecnologia é o rápido crescimento, o que acaba demandando mudanças de local de uma hora para outra. “A troca de sede ou a abertura de filiais pode ser um movimento estratégico para uma empresa, mas muitas vezes reflete mais uma necessidade que acaba gerando custos e todos os desafios relacionados à adaptação dos colaboradores e dos clientes ao novo espaço”, destaca Didoné.

A inauguração do Corporate Park, em 2009, preencheu uma lacuna no mercado imobiliário de aluguéis de salas comerciais. “Identificamos na época a necessidade das empresas da Grande Florianópolis, especialmente as de tecnologia, por espaços e salas maiores, que suportassem o rápido crescimento delas”, relembra Didoné. Segundo o executivo, as empresas naquele período não encontravam espaços que atendessem suas demandas - como boa localização e estruturas modernas - e que fossem capazes de receber as novidades tecnológicas que necessitavam.

O empreendimento foi um sucesso desde o início e se tornou referência em infraestrutura apropriada para empresas de tecnologia em Florianópolis. “Meses antes da inauguração do Corporate Park, já estávamos com mais de 50% das salas alugadas. Seis meses depois, já estávamos com todo o empreendimento comercializado”, relembra.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade