img

Florianópolis, 28/04/2024




TECNOLOGIA

SC tem primeira educação de jovens e adultos certificada pelo Google no Brasil

Publicado em 16/05/2018


Filipe Scotti
SC tem primeira educação de jovens e adultos certificada pelo Google no Brasil

Escola do SESI é a segunda entidade da FIESC a ser certificada pelo Google




SESI Escola de São José foi reconhecido pelo Google for Education nesta quarta-feira (16) pelo uso de tecnologias educacionais

Mais do que acolher estudantes que não concluíram os estudos ou capacitar pessoas com deficiência, o SESI Escola de São José vem promovendo a inserção tecnológica desses alunos. A escola é a primeira do Brasil, voltada para a educação de jovens e adultos, certificada pelo Google for Education. A entrega da certificação ocorreu nessa quarta-feira (16), na unidade do SESI de São José. Esta é a segunda entidade da FIESC a receber a distinção. O SENAI de Tubarão também foi certificado em março. 

Por meio de uma parceria firmada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação com o Google, a escola está fazendo uso das aplicações do Google for Education com os 520 alunos da educação de jovens e adultos e  inclusiva. “Estamos sendo corajosos em buscar e incorporar a inovação em nossas práticas pedagógicas. Com isso, alavancamos a educação de Santa Catarina. Temos como meta estender o uso dos aplicativos a todas as escolas de EJA do SESI no Estado”, revelou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 

“A educação de jovens e adultos é um grande desafio para o Brasil. Então, estamos muito felizes dessa tecnologia do Google G Suíte for Education permitir que eles trabalhem quando estão na escola ou longe dela. Por exemplo, com seus smartphones, interagindo com os colegas e professores”, afirmou Alexandre Campos, executivo do Google. Para ele, as tecnologias educacionais ajudam na conclusão dos estudos. “É uma inserção social também que tem grande valor para os alunos aprenderem a aprender com a rede: que conteúdos eu tenho, como posso trabalhar em equipe, como posso construir conhecimento. Então, eles vão levar isso para a vida deles também”, afirmou.

Olivar Madeira, de 68 anos, está concluindo o ensino médio no SESI e quer cursar faculdade de Teologia. “É uma oportunidade de ouro essa que estamos tendo com o Google. Aqui a gente troca conhecimento, o professor aprimora o que já sabemos. Estou servindo de exemplo para os colegas mais novos. Hoje em dia, as oportunidades são poucas para se profissionalizar com a minha idade”, contou o estudante. 

“É importante ter professores e alunos engajados nesse processo”, destacou o vice-presidente regional da FIESC, Tito Schmitt. O papel dos educadores também foi ressaltado pelo superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira. “O Google é parceiro no sentido de gerar letramento tecnológico dos nossos docentes e alunos. No Estado, temos mais de 15 mil estudantes, é o maior número de matrículas na educação de jovens e adultos do País. É importante que a gente tenha condições de trazer para esses professores e alunos autonomia e uso apropriado dessas ferramentas digitais”, disse. “Foi aqui nesta unidade que demos os primeiros passos de uma agenda nacional de mudança do que é hoje a educação de jovens e adultos, mais resolutiva, mais definitiva, que se realiza em menos tempo e que contribua muito mais com a vida profissional desses estudantes”, completou o superintendente. 

Selo de referência Google for Education

O selo Escola de Referência Google é uma certificação criada pelo Google for Education, plataforma de serviços de educação do Google, para reconhecer as organizações de ensino que utilizam com excelência as ferramentas Google for Education e Chromebooks, desenvolvendo projetos inovadores e impactantes para educadores e alunos.

As organizações que recebem o selo passam por um processo rigoroso para assegurar que a plataforma Google for Education está sendo utilizada de forma eficiente por educadores e alunos. As Escolas de Referência Google, como contrapartida ao recebimento do selo, devem estar sempre abertas para a visita de gestores e mantenedores de outras instituições de ensino para que possam conhecer o trabalho realizado com as ferramentas G Suite for Education e Chromebooks.



Com informações de FIESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade