img

Florianópolis, 27/04/2024




CULTURA

SEXTA JAZZ AF especial Charles Mingus

Publicado em 09/05/2018


Golden Fotos
SEXTA JAZZ AF especial Charles Mingus



O evento gratuito acontece no dia 11 de maio e presta uma homenagem ao gênio raivoso do baixo Charles Mingus

A próxima edição do projeto Sexta Jazz AF apresenta ao público o repertório de uma das figuras mais importantes e irascíveis da música americana do século XX, Charles Mingus. O evento acontece no piso G3 do Iguatemi Shopping, no dia 11 de maio, e conta com a participação do renomado clarinetista baixo, Denis Colin, e dos músicos Tiê Pereira (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Sebastian Cavalaro (saxofone) e Leandro Fortes (guitarra).

Mingus foi um baixista virtuoso, pianista, líder de banda e compositor. Nascido em uma base militar em Nogales, Arizona, em 1922, e criado em Watts, Califórnia, suas primeiras influências musicais vieram da igreja - coro e canto de grupo - e de ouvir Duke Ellington no rádio quando tinha apenas oito anos de idade.

Estudou contrabaixo e composição de maneira formal enquanto absorvia a música dos grandes mestres do jazz em primeira mão. Sua experiência profissional inicial, nos anos 40, colocou-o em turnê com bandas como Louis Armstrong, Kid Ory e Lionel Hampton. Conhecido também por sua personalidade “raivosa”, Charles tinha uma raiva potente contra a injustiça e em defesa de sua música. 

Em Nova Iorque ele tocou e gravou com os principais músicos da década de 1950, como: Charlie Parker, Miles Davis, Bud Powell, Art Tatum e o próprio Duke Ellington. Mingus logo se viu na vanguarda da vanguarda e gravou, ao longo de sua carreira, mais de cem álbuns e escreveu mais de trezentas partituras, transitando no bebop, cooll jazz e hardbop dos anos 1940 aos 1970.

Da obra de Charles Mingus podemos destacar algumas de suas peças mais emblemáticas. Às vezes, encontramos nomes diferentes para os mesmos temas, como é o caso de Better Get It In Your Soul, que se tornou Better Get Hit In Yo' Soul, quando Mingus resolveu condenar o vício à heroína, tão comum aos músicos de sua geração. Ou sua revolta contra o racismo, expressa em Fables of Faubus, que faz referência ao governador do Arkansas que não queria permitir o acesso de crianças negras ao ensino público local. Já a exuberante Hora Decubitus, havia sido gravada anteriormente como E’s Flat, Ah’s Flat Too, no álbum Blue & Root, de 1960.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade