img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Comissão de Compliance da OAB/SC lança obra que analisa programas anti-corrupção no Brasil

Publicado em 20/04/2018


Foto Ilustrativa
Comissão de Compliance da OAB/SC lança obra que analisa programas anti-corrupção no Brasil



Noite de autógrafos, dia 25, na sede da Seccional, terá debate com advogados que atuam na área

A Comissão de Conformidade e Compliance da OAB/SC lança na quarta-feira (25) a obra "Compliance: Aspectos polêmicos e atuais", uma coletânea de artigos produzida pelos 18  advogados que integram a comissão, com organização do professor e especialista na área, Eduardo Lamy.

“O combate à corrupção é tema que vem ganhando mais espaço no Brasil, ainda que a ausência de um modelo robusto e difundido de conduta ética, vindo das altas administrações, e o mapeamento de riscos, feito de forma rasa e como mera formalidade, ainda sejam entraves que necessitam ser enfrentados”, observa Lamy.

A Lei Anti-corrupção (nº 12.846/2013) e a Lei de Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013), que instituiu a delação premiada, vêm auxiliando no aprimoramento de mecanismos para detectar e punir condutas lesivas, mas o processo ainda precisa avançar no Brasil. Por enquanto, apenas Distrito Federal, São Paulo e Brasília editaram decretos condicionando a prestação de serviços ao poder público à implantação de compliance pelos fornecedores.

Em Santa Catarina, a OAB/SC foi uma das primeiras seccionais a criar uma comissão específica para estudo do compliance. A portaria que criou a comissão, assinada em fevereiro de 2016, designou também o advogado Eduardo Lamy como presidente. Desde então, a comissão vem realizando uma série de seminários e palestras com vistas ao amadurecimento de diversos aspectos  dos programas anti-corrupção.

No Estado, apesar de várias empresas já terem adotado programas de compliance, o tema ainda é pouco conhecido. “A comissão veio para disseminar a cultura do compliance e aprimorar os estudos sobre o assunto”, disse Lamy. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade