Publicado em 20/04/2018
A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta semana a instalação das 120 câmeras de vídeo que vão possibilitar a sincronia em tempo real de 30 cruzamentos do centro da cidade. Essas câmeras possuem central de operação que comunica em tempo real possíveis imprevistos, falta de energia e diversas informações que são importantes para o perfeito funcionamento do sistema.
Segundo o diretor de Operações de Trânsito de Florianópolis, Fabrício Justino, se as condições climáticas permitirem a instalação das câmeras deve ser concluída em duas semanas. “Com os novos 30 controladores já instalados os semáforos da Capital seguem o modelo de ‘Tempo Fixo’, ou seja, eles fecham e abrem seguindo um período de tempo já estipulado. Com a mudança, 30 destes aparelhos, que estarão nas áreas de maior fluxo, seguirão o ‘Tempo Real’, que verifica a situação do trânsito 24 horas/dia, por sensores, e consegue otimizar o fluxo, variando o período de sinais abertos e fechados”, detalha Justino.
De acordo com os técnicos da empresa que está fornecendo os novos equipamentos é necessário um período para que o sistema ser calibrado. “Qualquer Sistema Adaptativo em Tempo Real (TR) necessita de dados de campo e análise de engenharia (simulações virtuais, por exemplo) para poder preparar a base do algoritmo para o local. Precisamos de uma janela de tempo suficiente para gerar dados precisos e com volume necessário para uma boa análise de tráfego, já que chuvas, acidentes, feriados e vários outros fatores interferem muito nesta análise”, detalha o diretor da empresa, Fábio Nobre.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.
Santa Catarina se prepara para receber lÃderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD |