img



ECONOMIA

Movimento SC pela Educação tem reconhecimento nos EUA

Publicado em 20/04/2018


Karina Takemura
Movimento SC pela Educação tem reconhecimento nos EUA

Glauco José Côrte em palestra na cidade americana de Boston




O presidente do Cambridge Institute of Brazilian Studies, James Ito-Adler, na introdução de palestra do presidente da FIESC, disse que Massachusetts precisa de um movimento como o de Santa Catarina.

“Inovação, educação e tecnologia andam de mãos dadas, é impossível separá-las; a educação é o novo nome do desenvolvimento”. Com estas afirmações, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte explicou, nesta quinta-feira, 19, em palestra na cidade americana de Boston, a origem do Movimento Santa Catarina pela Educação. A conferência foi apresentada no Babson COllege e foi promovida pelo Cambridge Institute of Brazilian Studies (CIBS) e pela Brazil Today.

O reconhecimento ao Movimento SC pela Educação chegou aos Estados Unidos. Já na introdução do evento, o presidente da CIBS, James Ito-Adler, apresentou Côrte como o “senhor Educação”, epíteto que o presidente da FIESC recebeu em Santa Catarina devido à preocupação com o tema. Ito-Adler relatou ter conhecido a iniciativa catarinense quando proferiu palestra em evento sobre educação na FIESC.

E destacou que “não apenas o Brasil tem que aprender com os Estados Unidos, mas também os Estados Unidos têm a aprender com o Brasil. Precisamos aqui em Massachusest de um movimento como o Santa Catarina pela Educação”. O presidente da CIBS também ressaltou a ação em favor da causa desenvolvida pela Consulesa-Geral do Brasil em Boston, embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, a quem chamou de “senhora educação”. E a própria consulesa fez referências positivas à mobilização catarinense, idealizada por Glauco José Côrte e que surgiu com o título de Movimento A Indústria pela Educação.

Côrte salientou o objetivo da iniciativa de elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores e promover a educação profissional compatível com a necessidade do sistema industrial. Para alcançar estes objetivos, o movimento busca influenciar o setor público para a melhoria da qualidade da educação e estimular a participação empresarial na causa. “Cabe à indústria assumir a responsabilidade de ser parceira no desenvolvimento da qualidade do ensino”, destacou o presidente da FIESC, que também fez uma explanação sobre a economia catarinense e, durante a conferência, interagiu via videoconferência com o Observatório de Inteligência Industrial da FIESC, em Florianópolis.

Missão Institucional do SENAI

Antes da palestra, Côrte e o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, reuniram-se com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, na sigla em inglês). A conversa tratou de oportunidades de pesquisa nos Institutos SENAI de Inovação localizados em Joinville (Sistemas de Manufatura e Processamento Laser) e Florianópolis (Sistemas Embarcados). Outra atividade foi o encontro com o pesquisador André Nascimento que desenvolve o projeto Aceleração da Inovação no Brasil, que é resultado de uma parceria entre o SENAI Nacional e o MIT. Nascimento está estudando o ecossistema de inovação brasileiro sob a ótica dos institutos Senai de Inovação, identificando qual é o papel que eles devem desempenhar.

As atividades da missão institucional prosseguem nesta sexta (20) com encontro no Olin College Engineering School. Na segunda-feira, em Washington, as visitas serão à CompTIA (associação americana de empresas e profissionais de TI) e à Learning Tree, para discussão de parcerias em programas de capacitação profissional, em especial em segurança cibernética, e desenvolvimento da inovação.

Nos dias 24 e 25, Gomes será o chairman de evento sobre Indústria 4.0 promovido pela embaixada brasileira em Washington.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade