img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Segurança para imóveis na praia: 5 dicas além do óbvio

Publicado em 21/02/2018


Segurança para imóveis na praia: 5 dicas além do óbvio



Ter uma casa longe de casa, para passar as férias, feriados e finais de semana, é o sonho de muita gente.

A procura é tão grande que ela puxa os preços para cima: um bom exemplo é a evolução do valor dos apartamentos em à venda em Balneário Camboriú.

É um investimento alto. Portanto, é natural que você queira cuidar da sua nova propriedade ao máximo! O maior risco é, indiscutivelmente, o fato de que o imóvel fica vazio durante boa parte do ano. As medidas básicas para driblar isso, você já conhece: alarmes, câmeras de segurança, vigilância e obstáculos a invasões, como cercas elétricas, concertinas e grades em portas em janelas. Entretanto, essas não são as únicas maneiras de evitar as pessoas mal intencionadas e preservar seu patrimônio. Confira essas 5 dicas de segurança imperdíveis para imóveis na praia:

  1. Pesquise sobre a região antes de comprar ou alugar o imóvel

Qualquer investimento que você faz exige muita pesquisa e planejamento. Com a compra de uma casa ou apartamento na praia, não é diferente. A preocupação com a segurança deve começar com a escolha da região que será o seu segundo lar. No caso de imóveis em Balneário Camboriú, por exemplo, a preferência deve ser pelas regiões mais cêntricas e movimentadas. Além da comodidade de ter uma ampla oferta de comércios e serviços nos arredores, o movimento tende a repelir ladrões, que preferem invadir imóveis localizados em zonas mais desertas.

Ao visitar o local, vale a pena conversar com vizinhos a respeito da segurança, assim como questionar os donos a respeito do motivo que os leva a vender o imóvel. Se você encontrar indícios de insegurança, não compre! O que era para ser uma coisa boa pode facilmente se transformar em uma bela dor de cabeça graças à preocupação com invasões.

  1. Relacione-se com os vizinhos

Quem já viveu no interior sabe como as pessoas se relacionam muito mais com os vizinhos do que os habitantes de cidades grandes. Além da criação de amizades e laços, isso tem outra vantagem, no caso de imóveis na praia: mais segurança.

De fato, é muito comum que cidades litorâneas tenham uma grande população flutuante, que só estão ali durante a temporada. Boa parte dos apartamentos à venda em Itapema, por exemplo, são comprados por pessoas que vivem em outros lugares.

Contudo, com certeza haverá alguém que passa o ano inteiro na cidade e vive próximo a seu imóvel. Essa pessoa pode ser de grande ajuda para evitar roubos. Caso ela note alguma movimentação estranha, ou alguém observando a casa durante muito tempo - contratar os chamados olheiros é uma tática comum entre as quadrilhas especializadas no roubo de imóveis de férias - ela pode entrar em contato com você, ou, ainda, chamar a polícia.

Se o pior acontecer e o seu imóvel for invadido, seu vizinho também pode te ajudar. Quando se trata de crimes envolvendo casas de praia, a polícia local muitas vezes não consegue localizar os donos. Isso significa que ela não pode fazer um inventários dos itens levados, o que dificulta bastante a investigação. Se o seu vizinho tiver o seu contato, ele pode passá-lo aos oficiais para que entrem em contato com você e realizem todos os trâmites.

  1. Tome cuidado com os prestadores de serviço que você contrata

Jardineiros, pintores, eletricistas, etc. São muitos os prestadores de serviços que têm livre acesso à sua casa. É preciso escolher muito bem em quem depositar a sua confiança: muitas vezes, você pode estar colocando um ladrão dentro de casa e não fazer a mínima ideia disso.

Outra possibilidade é que o suposto profissional passe uma dica a respeito da sua rotina a uma quadrilha especializada na invasão de residências. Sabendo quando a casa está vazia, eles aproveitam para praticar o roubo sem serem incomodados. Por esta razão, prefira manter os funcionários de longa data. Se for contratar um novo, faça-o por indicação de conhecidos ou busque pessoas com referências comprovadas. Se for reformar a casa, tenha uma atenção especial com a equipe: essas pessoas têm muito mais acesso ao imóvel que qualquer outro prestador de serviços. Além disso, eles conhecerão toda a sua estrutura, e, consequentemente, eventuais vulnerabilidades que possam facilitar uma invasão.

  1. Vai reformar? Escolha muito bem os elementos e materiais externos

Entretanto, não é só com a equipe que você deve tomar cuidado na hora de fazer uma reforma: os materiais que você escolhe também são muito importantes. Eles são um fator crítico para facilitar ou dificultar as invasões.

Os muros são um bom exemplo. Eles podem até dar uma sensação de segurança e privacidade muito maiores, mas, por incrível que pareça, os especialistas em segurança afirmam que eles deixam um imóvel muito mais inseguro. Por quê? Eles, justamente, barram qualquer visão que um passante pode ter do que acontece no interior do terreno. Se houver uma invasão e ninguém ver, é claro que ninguém chamará a polícia.

Outro fator muito importante em casas é a qualidade das telhas: peças mais frágeis, feitas de materiais inferiores, se rompem facilmente. Por mais que o percentual de invasões que acontecem pelo telhado seja baixo, o risco sempre existe. Há, ainda, um cuidado que é importante tanto em casas quanto apartamentos: as fechaduras. Você pode se sentir tentado a comprar um modelo mais barato, mas saiba que elas são muito fáceis de se arrombar. Invista um pouco mais e fique mais tranquilo!

  1. Seja discreto durante toda a estadia

Na cidade, você provavelmente toma vários cuidados para evitar assaltos. Um deles costuma ser evitar exibir itens de valor na rua.

Como geralmente associamos a praia a uma atmosfera mais tranquila, esses cuidados geralmente são dispensados. Só que esse relaxo abre uma brecha para roubos! É a mesma lógica das grandes cidades: se um ladrão vê uma pessoa chegar com muitos eletrônicos, malas de grife e um carro caro, assume que dentro da casa haverá ainda mais itens interessantes para roubar. Portanto, seja discreto! Se você pretende levar itens de valor à praia, não os deixe à mostra e use-os somente dentro de casa. Essa pequena precaução diminui muito o risco de roubos!









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade