Publicado em 26/01/2018
Dividido em três volumes, o material está disponível no site da SDS. "Trabalhamos para entregar não apenas as obras físicas, como também um guia conceitual para que os comitês e a sociedade possam transformar os prédios em verdadeiros hubs de conexão e de desenvolvimento", diz o secretário da SDS, Carlos Chiodini. O primeiro livro apresenta o projeto dos Centros de Inovação e o Pacto pela Inovação em Santa Catarina, além de uma abordagem conceitual sobre o tema como política pública.
O segundo volume é composto de um material técnico, voltado aos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação e pessoas envolvidas nos ecossistemas e ambientes de inovação em seus municípios. Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, este material apresenta um passo a passo, desde modelos conceituais e metodologias pesquisadas ao redor do mundo, até documentos de ordem prática, como modelos de editais e regimento interno.
Já a terceira obra, sobre especialização dos Centros de Inovação e suas regiões, está em desenvolvimento em parceria entre a SDS e O Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
“Este é o resultado de mais de dois anos de estudos, pesquisas, vivências, entrevistas e consultoria com especialistas de diversas partes do mundo. Nossa equipe trabalhou arduamente para construir um material didático e moderno, fundamental para ações integradas entre os setores públicos e privados em prol da inovação”, explica Vogel.
Guia de Desenvolvimento de Ecossistemas e Centros de Inovação | 4.98 Megabytes | ||
Guia de Desenvolvimento de Ecossistemas e Centros de Inovação | 39.45 Megabytes |
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.
Santa Catarina se prepara para receber lÃderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD |