img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

Prefeitura de São José também está mobilizada por conta das chuvas

Publicado em 11/01/2018


Divulgação Secom/PMSJ
Prefeitura de São José também está mobilizada por conta das chuvas



A estrutura da Prefeitura de São José está mobilizada devido a grande quantidade de chuva que castiga a Grande Florianópolis.

Nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva chegou a 260mm em São José. Durante a noite de quarta-feira (10) e madrugada de quinta (11) foram registrados pontos de alagamento e cerca de 40 ocorrências de deslocamento de terra. Agora a maior preocupação é com os pontos de deslizamento, já que o solo está encharcado. Até o momento, não há desabrigados no município.

As equipes da Prefeitura atuaram durante toda a noite e madrugada no monitoramento e atendimento das ocorrências. O período mais crítico ocorreu durante o final da noite de quarta até por volta das 3 horas da madrugada de quinta, quando o volume de chuva na cidade foi muito grande. Foram registrados alagamentos na região do Flor de Nápolis, Benjamin e Forquilhinha. Também houve pontos de alagamento de vias, como na região do Trevo do Roçado e em trecho da Avenida das Torres.

Os rios foram monitorados durante todo o período nos locais e também pelas câmeras da Central de Vídeo Monitoramento. Apenas o Rio Forquilhas transbordou durante a madrugada, mas o nível da água já baixou. Ao longo da madrugada foram registradas também cerca de 40 ocorrências de deslizamento de terra em residências e muros. As áreas mais atingidas foram Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Santos Saraiva, Pedregal, Ipiranga, Forquilhas, Colônia Santana e Potecas.

A prefeita Adeliana Dal Pont acompanhou toda a situação e determinou atenção total para as áreas de risco. “A cidade foi dividida em cinco regiões e em cada área temos uma equipe trabalhando. A principal preocupação no momento é com o risco de deslizamento de terra, pois o solo está muito encharcado e a chuva continua. Por isso, toda equipe permanece em estado de alerta”, destaca Adeliana.

Durante a madrugada, um abrigo foi montado no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), mas apenas uma família do bairro Flor de Nápolis chegou a ir até o local. Pela manhã, com o recuo da água, eles voltaram para sua casa. De acordo com a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski, toda estrutura permanece de sobreaviso. “Montamos um abrigo no CATI, onde temos a estrutura pronta para receber as pessoas em caso de necessidade e toda a equipe da Assistência Social está de prontidão para o atendimento da comunidade”.

A Defesa Civil de São José segue em alerta e orienta os moradores para os riscos de deslizamento de terra. As pessoas precisam ficar atentas, principalmente nas áreas próximas de encostas. Se observar a água correndo com muito bairro, inclinação de postes e árvores, fissuras e rachaduras, a orientação é ligar para 199 ou 193. Em caso de risco, deixe o local imediatamente e se abrigue em uma área segura. Outra orientação para os motoristas é que, caso a chuva forte volte, evitar deslocar em áreas alagadas. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade