img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

No Brasil pelo menos 72% das crianças de 10 a 12 anos têm celular próprio

Publicado em 05/12/2017


Foto Ilustrativa
No Brasil pelo menos 72% das crianças de 10 a 12 anos têm celular próprio



Outros 28% não têm, mas usam o dos pais. A bicicleta não é mais o presente mais desejado: agora é o celular. Apenas 12% dos pais entrevistados instalam ferramentas de filtro ou controle de conteúdo nos smartphones dos filhos.

Nas famílias brasileiras em que os pais têm smartphone, 72% das crianças entre 10 e 12 anos também possuem um aparelho próprio. Esta é a faixa etária em que a maioria dos meninos e meninas passa a ser dona de um smartphone. Outros 28% não têm, mas usam o dos pais. A bicicleta não é mais o presente mais desejado: agora é o celular. Foi o que apurou pesquisa inédita Panorama Mobile Time/Opinon Box revela os hábitos dos pais brasileiros em relação ao acesso dos filhos a smartphones.

Foram entrevistados 545 adultos brasileiros que possuem smartphone e têm filhos de 0 a 12 anos de idade. As entrevistas foram realizadas online ao longo do mês de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. “Isso significa uma grande responsabilidade, tanto para as crianças quanto para os pais, que concedem tal liberdade, mas precisam controlá-la de perto”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time. 

O estudo aponta que desde cedo as crianças brasileiras estão tendo acesso a smartphones, seja por meio dos aparelhos dos pais ou com os seus próprios. Na média, 33% das crianças de 0 a 12 anos têm smartphone; 39% não têm, mas usam o dos pais; e 28% não têm e nem usam o dos pais.  Apenas uma minoria de 7% continua sem acesso, pelo menos no âmbito familiar. 

“Quando analisado por faixa etária da criança, nota-se um gradual crescimento da proporção que tem smartphone próprio e diminuição daquela que não tem. Na faixa de 0 a 3 anos, metade das crianças não têm qualquer acesso a smartphones, enquanto a outra metade tem, sendo 41% através do aparelho dos pais e 9% já com o seu próprio, por incrível que pareça”, aponta Paiva.  

No grupo de 4 a 6 anos, há uma virada drástica: uma minoria de 18% segue sem qualquer acesso, enquanto mais da metade (60%) acessa através do smartphone dos pais e outros 22% já têm o seu aparelho.  No grupo de 7 a 9 anos pela primeira vez há mais crianças com smartphone próprio (46%) do que acessando o dos pais (34%), enquanto 20% não usam smartphones.

Por sua vez, na faixa entre 10 a 12 anos quase três quartos das crianças já têm o seu smartphone próprio, ou 72%, para ser exato. Outros 21% acessam somente pelo aparelho dos pais e uma minoria de 7% continuam sem acesso, pelo menos no âmbito familiar. Outras questões abordadas pelo estudo foram: os pais controlam o conteúdo que é acessado pelo celular e as pessoas com as quais conversam?; os responsáveis estipulam limite diário de uso?; as escolas permitem o uso dos aparelhos em sala de aula?; qual a opinião dos pais sobre o efeito do smartphone sobre a criação dos filhos?; quais fatores mais influenciam o desejo das crianças em terem um smartphone próprio (amigos, TV, parentes etc.)? 

Perdeu Bicicleta

Se antigamente as crianças pediam bicicletas de presente, agora elas querem smartphones. O aparelho toma o lugar dos brinquedos entre os itens mais desejados pela garotada, mesmo entre aqueles que mal aprenderam a falar. Na média, 52% das crianças de 0 a 12 anos já pediram um smartphone de presente para os seus pais. O desejo cresce conforme a idade. Entre aquelas de até 3 anos, 28% já fizeram esse pedido. Na faixa

de 10 a 12 anos, 92% . Os amigos dos filhos são os culpados. Na opinião dos pais, são eles quem mais influenciam seus filhos a quererem um celular. A TV aparece em segundo lugar, apontada por 22% dos entrevistados.

Outras descobertas:

Pais controlam o que os filhos conversam no smartphone?. Quando questionados se verificam com quem seu filho(a) conversa pelo celular e conteúdo das conversas, 87% dos 180 pais cujos filhos de 0 a 12 anos têm smartphone próprio.

Os pais instalam ferramentas de filtro ou controle de conteúdo nos smartphones dos filhos? Cento e oitenta pais cujos filhos de 0 a 12 anos têm smartphone próprios foram questionados sobre este assunto: um resultado preocupante: 81% deles afirmou que não e apenas 12% afirmou que sim.

Celular ajuda ou atrapalha? Quando os pais foram perguntados se eles acham que o smartphone, nos dias atuais, ajuda ou atrapalha na criação dos filhos, 52% respondeu que o aparelho ajuda mais do que. Os demais afirmaram o contrário. Nesta questão foram ouvidos 545 pais que têm smartphone e possuem filhos de 0 a 12 anos.

Fonte: Mobile Time









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade