img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Prefeitura de Florianópolis promove 11ª edição do Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Dia da Consciência Negra

Publicado em 17/11/2017


Divulgação
Prefeitura de Florianópolis promove 11ª edição do Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Dia da Consciência Negra



Com o objetivo de estimular o estudo da cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede municipal de ensino, evento será realizado na segunda e terça-feira

O Brasil é o segundo país do mundo em população negra, ficando atrás apenas da Nigéria. Trata-se de aproximadamente 54% dos brasileiros, vivendo sob os efeitos do racismo, preconceitos e desigualdades geradas por um processo histórico que se construiu ao longo de 400 anos.

Romper com esses pensamentos não é uma tarefa fácil. A lei 10.639/2003 torna obrigatória a inclusão da história Africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Porém, desde que foi sancionada, inúmeros são os desafios encontrados para a sua implementação.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis procura disseminar e instigar o debate sobre a educação das relações étnico-raciais. Conforme o secretário de Educação, isto ocorre através da implementação da Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais, formação continuada dos profissionais, assessoramento pedagógico, trocas de experiências, aquisição de livros acerca da temática,  grupo de estudos, análise crítica de materiais didáticos e do Seminário da Diversidade Étnico-Racial.

Para Maurício Fernandes Pereira,  “esse encontro se configura como momento de culminância dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal, na educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos”. 
 

Este ano, na sua 11ª edição, o seminário será realizado na próxima segunda-feira, dia 20, data nacional da Consciência Negra,  e terça, 21, no auditório do Centro de Educação Continuada (CEC), Rua Ferreira Lima, nº 82, Centro. Terá como tema “(Re) existências: estudo de África, afro-brasileiros e indígenas na Rede Municipal de Ensino”.

Serão promovidas conferências, mesas de debate, apresentação de  pesquisas, relatos de experiências, apresentações culturais  relacionadas à Educação das Relações Étnico-raciais.

O evento conta com o apoio institucional do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB-UDESC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Fórum de Educação e Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina (FEDERER-SC) e do Movimento Negro.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...