img

Florianópolis, 28/04/2024




ECONOMIA

Descontos de salário feito pela Prefeitura de Florianópolis em dias de paralisação é legal, segundo a justiça

Publicado em 10/11/2017


Divulgação
Descontos de salário feito pela Prefeitura de Florianópolis em dias de paralisação é legal, segundo a justiça



Decisão nesta semana do juiz Laudenir Fernando Patrocini, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Santa Catarina, reconheceu a legalidade dos descontos de salário efetuados pela Prefeitura de Florianópolis em servidores que fizeram paralisações injustificadas no meses de junho e julho de 2017.

A decisão foi proferida após servidores ingressarem na justiça contra o ato do executivo municipal. O descontentamento com os descontos, inclusive, foi pauta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais na última assembleia, no final de outubro, que tentou iniciar uma nova greve, sem sucesso.

Na decisão, Patrocini declara: " Veja-se, a propósito, que a ausência decorrente de assembleia ou de paralisação só se reputa 'justificada', nos termos da própria Instrução Normativa, se presente a negociação entre o sindicato e a administração. Ausente esta negociação, a falta é injustificada, por não se subsumir às demais categorias previstas no referido ato normativo e assim deve ser considerada, para todos os efeitos, funcionais e financeiros."

A decisão do juiz Fernando Patrocini é, inclusive, pautada em recente jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  Decidiu a Corte Superior, com efeito, no Recurso Extraordinário 693.456, submetido ao rito da repercussão geral, que, a menos que provocada por conduta ilícita da administração, a paralisação grevista autoriza o desconto salarial.

Nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, está marcada uma nova paralisação por questões que não envolvem diretamente a administração municipal e que, com a decisão judicial, reforça a tese do município em descontar dos trabalhadores faltantes. Para a Prefeitura da Capital, manifestações ideológicas não podem prejudicar atendimentos médicos e deixar crianças sem aula nas unidades de educação.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade