img

Florianópolis, 28/04/2024




CULTURA

Galeria de Artes no piso superior do Mercado Público recebe Exposição Entre Rendas e Narrativas

Publicado em 17/10/2017


Daniel Oliveira - Secom/PMF
Galeria de Artes no piso superior do Mercado Público recebe Exposição Entre Rendas e Narrativas



A Galeria de Artes no piso superior do Mercado Público recebe na próxima quarta-feira, 18 de outubro, às 19h30, a Exposição Entre Rendas e Narrativas, em alusão ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, comemorado em 21 de outubro. A mostra segue até 04 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e aos sábados das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

A exposição apresentará obras dos artistas: Décio David, Elias Andrade, Elita Ramos, Laércio Luiz, Luz Cúrcio, Maria das Rendas, Marilene Orleans, Maurílio Roberge, Tolentino Santanna Neto, Talyta Bastos, Vera Sabino e Jamilly Machado. Todos os artistas convidados desenvolvem a arte de fazer rendas ou criam narrativas pessoais tendo como base a tradição.

De acordo com os organizadores, Marcelo Seixas e Sandra Nunes, a exposição pretende mostrar a importância do fio para a humanidade e a necessidade de evolução de certas práticas para permanecerem vivas no mundo contemporâneo.

Presente em praticamente todas as culturas, do oriente ao ocidente, o simbolismo do fio está associado àquele agente que liga todos os estados da existência entre si, e ao seu princípio, sendo, portanto, o responsável por conectar este mundo, o outro mundo e todos os seres.

"Os trabalhos selecionados na Exposição Entre Rendas e Narrativas procuram sinalizar aquilo que é potência, ou seja, a possibilidade de superação da própria tradição que ao ser infinitamente repetida, copiada e replicada, absorve a força para dar o salto necessário para reinventar-se e renascer pronta para as demandas e anseios do contexto atual", ressalta Marcelo Seixas.

Como as próprias rendeiras já perceberam, inovar e diversificar a produção é questão de sobrevivência, assim como profissionalizar, agregar valor ao trabalho também é para atrair os jovens e preservar a arte. Afinal, a tradição também precisa ser criativa para seguir em frente e superar as adversidades.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade