Publicado em 31/08/2017
Transitando entre a vanguarda europeia e o aprofundamento nas tradições portuguesas, entre o erudito e o prosaico, a elegância e a obscenidade, o cineasta criou um conjunto de filmes dos mais originais no cinema moderno.
Os filmes são exemplos da multiplicidade de formas às quais o diretor aderiu, tanto como ator como na direção. Começando com influências de Jean-Luc Godard e o novo cinema francês em Fragmentos de um Filme Esmola, segue-se uma abordagem mais realista e narrativa em À Flor do Mar, primeiro filme dedicado a olhar para o Portugal contemporâneo. Esse olhar se radicaliza em Recordações da Casa Amarela até chegar, por fim, ao Último Mergulho, que rodeia questões não apenas sobre o que significa ser português, mas também sobre o que significa fazer cinema.
Sinopses
Dia 4, segunda-feira, 19h
Fragmentos de um Filme-Esmola: A Sagrada Família
de João César Monteiro. Portugal. 1972. 75 min. Comédia. 16 anos. Com Manuela de Freitas, João Perry, Dalila Rocha
O cotidiano de uma estranha família é filmado por uma garota com uma câmera de película 8mm.
Dia 11, segunda-feira, 19h
À Flor do Mar
de João César Monteiro. Portugal. 1986. 143 min. Drama. Sem classificação. Com Laura Morante, Philip J. Spinelli, Manuela de Freitas.
Viúva resgata homem em bote na beira da praia e dá-lhe abrigo. As notícias da morte de um líder palestino e do aparecimento de um barco pirata à deriva levantam dúvidas sobre a identidade dele.
Dia 18, segunda-feira, 19h
Recordações da Casa Amarela
de João César Monteiro. Portugal. 1989. 122 min. Comédia, drama. 16 anos. Com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado.
Homem de meia-idade admirador de Schubert é expulso da pensão onde vive e vai para hospício, de onde sai para criar problemas.
Dia 25, segunda-feira, 19h
O Último Mergulho
de João César Monteiro. Portugal, França. 1992. 88 min. Drama. Sem classificação. Com Fabienne Babe, Canto e Castro, Francesca Prandi.
Jovem prestes a cometer suicídio é salvo por velho marinheiro que então o conduz pela vida dos clubes noturnos de Lisboa.
Serviço:
O que: Mostra João César Monteiro
Quando: 4, 11, 18 e 25 de setembro, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita