img

Florianópolis, 07/05/2024




CIDADES

Fundação do Meio Ambiente discute Plano de Manejo para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Publicado em 25/08/2017


Nagib de Pieri
Fundação do Meio Ambiente discute Plano de Manejo para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro



O município de Palhoça foi sede de uma reunião promovida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), para elaborar um Plano de Manejo para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O encontro, que contou com a participação de diretores e técnicos da Fundação Cambirela do Meio Ambiente(Fcam), ocorreu no auditório, no Bairro Pagani.

A reunião, realizada na tarde desta sexta-feira, em Palhoça, foi a quarta, de uma série de nove. Antes, aconteceram encontros em Imaruí, Paulo Lopes e Florianópolis. As próximas reuniões acontecerão em Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho e Santo Amaro da Imperatriz.

Daniele Staut, coordenadora técnica da elaboração do Plano de Manejo do Parque, explicou que as reuniões podem ser consideradas oficinas de integração e diagnóstico, uma etapa de elaboração do plano. Nos encontros, durante e depois das palestras, são colhidos depoimentos das famílias que vivem nas comunidades no entorno do parque, que abrange terras de nove municípios: Palhoça, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Paulo Lopes, Garopaba e Imaruí.

Segundo a coordenadora Daniele Staut, “interessa muito, à Fatma, conhecer a percepção que as famílias, que vivem no entorno, têm sobre o parque. Além de um entendimento técnico, ao final da série de reuniões a Fatma terá uma visão aprofundada da realidade”. Numa próxima etapa, “será elaborado um planejamento, uma ferramenta de gestão para administrar o parque”, levando em consideração as regras de preservação e o relacionamento com as comunidades do entorno.

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina, com área de 841 quilômetros quadrados, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de um por cento do território catarinense. Foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

A sede do parque está em terras de Palhoça, às margens da BR-101, a cerca de 40 quilômetros de Florianópolis. Cinco serras são protegidas pelo parque: a Serra do Tabuleiro, Capivari, Santa Albertina, Morretes e a Serra do Cambirela, com mais de mil metros de altura.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade