img



CIDADES

Conselho de Turismo faz reunião para anunciar Açor Festa em Palhoça

Publicado em 25/08/2017


Nagib de Pieri
Conselho de Turismo faz reunião para anunciar Açor Festa em Palhoça



O lançamento oficial da Açor Festa ocorre na noite de 31 de outubro, no Clube 7 de Setembro, quando também serão homenageados representantes da cultura açoriana regional.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) promoveu, na tarde desta quinta-feira (24), mais uma reunião, para anunciar a realização da Açor Festa, no Distrito da Enseada de Brito, de 10 a 12 de novembro. A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é um evento estadual e itinerante. A escolha do local para sediar a festa se dá justamente pela relevância da cidade e os vínculos com a cultura açoriana.

Em 2009, Palhoça promoveu a Açor Festa, tendo o centro da cidade como palco. Os organizadores apostam que a Açor Festa da Enseada de Brito será um grande acontecimento, devido à origem do distrito, que tem raízes profundas plantadas na cultura açoriana. Enseada de Brito ainda mantém boa parte do casario de época e os costumes que regem a comunidade têm relação direta com as tradições deixadas pelos colonizadores. Vale ressaltar que, bem antes da colonização do centro de Palhoça, os descendentes das Ilhas Açores já povoavam a Enseada.

A Açor Festa é coordenada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Palhoça, a organização do evento vai envolver várias secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria Municipal de Turismo e o Comtur.

O vice-prefeito Amaro Júnior, que representou o prefeito Camilo Martins na reunião, considera a Açor Festa “essencialmente importante para Palhoça, como fonte de resgate da cultura açoriana”. Disse que o evento vai servir de base para a produção de uma festa municipal.

Adriano Mattos, secretário municipal de Turismo, argumenta que a participação de vários grupos tradicionais do município e de outras cidades de colonização açoriana vai ser fundamental para fortalecer os laços da cidade de Palhoça com as raízes culturais.

Marcos Antônio Souza, coordenador do Comtur e do Curso de Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça, considera a escolha do Distrito de Enseada de Brito um ponto positivo a favor do sucesso da festa. “A cultura açoriana é muito forte, muito marcante na Enseada de Brito. A Açor Festa será uma atração turística, mas, acima de tudo, vai reacender a chama da cultura local, disse.

Durante a reunião, também foram debatidos projetos relevantes e agendados outros eventos e festas, que passarão a compor um calendário municipal.

A reunião contou com a participação de funcionários da Secretaria de Turismo, representantes da Associação Empresarial de Palhoça (Acip), Faculdade Municipal de Palhoça, Fundação de Esporte e Cultura, Associação Protetores do Balneário Ponta do Papagaio, Associação de Moradores da Praia de Fora, empresários e investidores do ramo de turismo









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...