img

Florianópolis, 28/04/2024




COMUNIDADE

Diretor de Sustentabilidade da ACIF fala sobre o programa ReÓleo em Florianópolis

Publicado em 17/08/2017


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Diretor de Sustentabilidade da ACIF fala sobre o programa ReÓleo em Florianópolis

O ReÓleo, que reconhece os empreendimentos que priorizam a sustentabilidade, já colocou a capital catarinense, duas vezes, no Guinness Book, como cidade que mais coleta e recicla óleo no planeta.




Florianópolis possui um programa de destinação correta do óleo de cozinha e ajuda na preservação do meio ambiente e conscientização ecológica.

Começaram nessa semana as inscrições para a terceira edição da gincana do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Nesse ano, serão abertas 35 vagas para o evento, que ocorrerá de 18 a 29 de setembro. A ideia é arrecadar e reciclar uma grande quantidade de óleo de cozinha, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas voltadas à educação ambiental por crianças e adolescentes. Podem participar escolas públicas e particulares, inclusive núcleos de educação infantil e creches localizadas na Capital. 

A divulgação dos vencedores será realizada na primeira semana de outubro. A instituição de ensino que conquistar o primeiro lugar receberá um notebook e um aparelho data show. Para a segunda e terceira colocadas, serão entregues notebooks. Os interessados podem se inscrever pelo site acif.org.br/gincana-do-reoleo até o dia 1º de setembro.

Sobre o ReÓleo

Iniciado em 1998, pela ACIF Mulher, na Lagoa da Conceição, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 3,6 milhões de litros de óleo vegetal, e atende a toda Grande Florianópolis com cerca de 280 pontos de coleta. O programa tem a parceria da Ambiental Santos, que recicla os resíduos e distribui gratuitamente produtos de limpeza biodegradáveis aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe por mês cerca de 30 mil litros do resíduo saturado.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Além das escolas, condomínios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam o resíduo também podem participar. Basta fazer o cadastro via e-mail junto ao programa e seguir as orientações.

“Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são as crianças quem repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica, diretor do ReÓleo, Luiz Falcão.

Quebrando recordes
 
O ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book por duas vezes (2012 e 2015), como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2014, o Prêmio Top de Marketing da ADVB/SC, entre outros prêmios de destaque.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade