img



POLITICA

Políticas públicas de combate às drogas foi um dos destaques de reunião na Câmara de Vereadores de São José

Publicado em 16/08/2017


Políticas públicas de combate às drogas foi um dos destaques de reunião na Câmara de Vereadores de São José



A Câmara Municipal de São José sediou, na noite desta terça-feira (15), reunião pública que abordou os temas da saúde mental, drogas e políticas públicas. Por proposição do vereador Moacir da Silva (PSD), o encontro reuniu diversas autoridades sobre os assuntos, além de alunos da Escola Jovem de São José (CEMAJOBA) e comunidade em geral.

O primeiro a usar a Tribuna foi o médico especialista em dependência química, Dr. Marcos da Costa Leite, o qual destacou a falta de ajuda a quem sofre transtornos mentais. "Cerca de 75% dos portadores deste problema não recebem quaisquer tipos de tratamento", destacou.

Em seguida, a presidente da Alcoólicos Anônimos do Brasil e psicóloga, Dra. Jaira Adamczyk, ressaltou o esforço da entidade presente em 183 países e em todos os estados brasileiros. "Infelizmente ainda no Brasil não conseguimos dar a dimensão da importância da Alcoólicos Anônimos. Hoje são mais de cinco mil grupos e 11,5 mil salas da organização no país realizando um trabalho voluntário".

Outro tema debatido durante a reunião pública na Câmara abordou a situação dos moradores de rua de São José. A Secretária de Assistência Social do município, Rosemeri Bartucheski, lembrou a importância de se investir em prevenção principalmente entre crianças e adolescentes. "As novas drogas que aparecem são muito mais rápidas do que o nosso trabalho, por isso o melhor lugar para prevenir o uso é nas famílias". Ela ainda citou os números envolvendo moradores de rua na cidade; "90% não são oriundos de São José e têm problemas com álcool e drogas. Já 80% desses moradores de rua têm passagem pela polícia por roubo ou furto", afirmou.

Ainda levantaram importantes temas, outros profissionais como a Coordenadoras de saúde mental em São José e no estado, Priscila Martins e Deisy Mendes Porto, respectivamente. Além destas, também participaram os vereadores André Guesser (PDT), Antônio Lemos (PMDB), Gilmara Vieira Bastos (PSD), Mauro Henrique da Silva (DEM) e Sanderson de Jesus (PMDB). 

Por fim, o proponente da reunião, o vereador Moacir da Silva (PSD) pediu a união de todos os presentes para levar os assuntos adiante. "Para que essa rede seja implantada, é preciso juntar forças. Com o envolvimento de todos, a amplitude será maior e poderemos diminuir os problemas causados pelas drogas, alcoolismo e outros vícios".









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...