img



POLITICA

Comparecimento de eleitores à biometria continua insuficiente em SC

Publicado em 15/08/2017


TRE/SC
Comparecimento de eleitores à biometria continua insuficiente em SC



No Estado, apesar de 34,5% do eleitorado já ter realizado a biometria, o comparecimento continua abaixo do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. No total, 1.723.755 dos 4.995.760 eleitores de SC já fizeram o cadastro biométrico.

Desde o dia 3 de julho, todos os municípios estão realizando a biometria, mesmo que de forma não obrigatória. Segundo o assessor especial de planejamento estratégico e de eleições do TRE-SC, Augusto César Campos, apesar de o comparecimento aos cartórios ter aumentado, o número ainda não é o suficiente.

“O comparecimento ainda não é o suficiente para alcançar os índices que foram planejados. Nós temos capacidade para atender quase o dobro dos eleitores que estão comparecendo a cada dia. Se continuar assim, certamente vamos ter incidência de filas no final do período de cadastramento”, destacou Augusto. 

Em 43 municípios, o procedimento é obrigatório. O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado e ficará sujeito às sanções decorrentes disso. Em todos os municípios, o eleitor deve agendar seu atendimentopelo site do TRE-SC.

Dentre os municípios que estão realizando o procedimento de forma obrigatória, 17 deles estão atendendo acima da média esperada pela Justiça Eleitoral. O destaque vai para os municípios de Garuva, Corupá, Papanduva, Mafra e Tangará. Já os municípios que estão passando por revisão e que estão atendendo menos, em relação à meta, são: Balneário Camboriú, Brusque, Penha, Romelândia e Itapoá.  

A secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, destacou que o prazo para a realização da revisão em alguns municípios se encerra no dia 27 de outubro. “O eleitor deve verificar se sua cidade está com o prazo já fixado e procurar o cartório eleitoral ou o posto de atendimento. Isso vale principalmente para os eleitores dos municípios de Garuva, Braço do Trombudo, Imaruí, Itapoá e Trombudo Central, onde o prazo encerra agora em outubro."

Já entre os municípios em que o atendimento está acontecendo de forma ordinária, cerca de 50 deles já estão atendendo acima da meta. Porém, mais de 100 municípios que estão realizando o cadastro ordinário ainda não conseguem alcançar nem 50% da meta. Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade