Publicado em 14/08/2017
Para conscientizar a sociedade a respeito da esclerose múltipla (EM), doença crônica, autoimune, que atinge o sistema nervoso central e afeta mais de 40 mil brasileiros, a associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) promove em 27 de agosto (domingo), na cidade de Florianópolis, o “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla”. O evento ciclístico, que está em sua terceira edição, tem como objetivo marcar o Dia Nacional de Conscientização da EM - 30 de agosto. A largada está prevista para às 9 horas, no Parque de Coqueiros (Rua Capitão Euclídes de Castro, 188 – Coqueiros).
"Estamos felizes em, mais uma vez, desenvolver esta ação que coloca em foco um tema sensível de forma leve e divertida. É uma oportunidade de dar voz à comunidade afetada pela doença e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre os seus sinais, lembrando a importância do diagnóstico precoce”, afirma Gustavo San Martin, fundador da AME. “Este ano, com a campanha ampliada para oito cidades, a expectativa é reunir mais de 800 pessoas".
No ano passado, o evento - que aconteceu em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) - reuniu cerca de 500 pessoas e arrecadou mais de 500 quilos de alimentos. Este ano, o passeio ciclístico acontecerá, pela primeira vez, em outras quatro cidades: Alfenas (MG), João Pessoa (PB), Pirassununga (SP) e Santo André (SP) - com exceção de João Pessoa, que será das 7h às 11h, todos os demais serão no mesmo dia e horário. Haverá também coleta de alimentos não perecíveis, que serão doados às entidades assistenciais locais.
O “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla” terá percurso de 6,5 quilômetros e é aberto ao público, sem restrição de idade. A inscrição é realizada pelo site agostolaranja.org.br/.