img

Florianópolis, 27/04/2024




ECONOMIA

Programa concede empréstimos de até 3 mil reais para MEI em Florianópolis

Publicado em 14/08/2017


Cristiano Andujar/PMF
Programa concede empréstimos de até 3 mil reais para MEI em Florianópolis



Nesta segunda-feira, 14, a Prefeitura de Florianópolis lançou o programa Juro Zero Floripa, que concede empréstimos sem juros de até 3 mil reais para MEI (Micro Empreendedor Individual) e até 5 mil reais para ME (Micro Empresa) com sede no município, conforme perfil cadastral das empresas.

 

Esse modelo é o primeiro no país a ser realizado por um governo municipal. No total, disponibilizará um aporte de até R$ 2 milhões em quatro anos para possibilitar que os empreendedores da cidade tenham acesso a crédito com juro zero para investir em seu negócio. Os valores são oriundos do fundo das Ocipes de Santa Catarina, as quais serão responsáveis pela gestão e cobrança dos valores.

Como funciona?

Participarão o microempreendedor individual (mei), que hoje tem seu faturamento anual não superior a 60 mil (5 mil reais mensais) e a micro e pequena empresa (me) com seu faturamento anual não superior 360 mil (30 mil mensais), que não tenham débitos com a Prefeitura e que sejam associadas a alguma entidade de classe local. O valor, prazo e condições do crédito serão definidos após avaliação da necessidade, viabilidade econômica e capacidade de pagamento do negócio apurados por meio de levantamento socioeconômico, que será realizado pelo Banco do Empreendedor. Todos os participantes receberão capacitação dos agentes de desenvolvimento parceiros, como o Sebrae/SC.

Para facilitar a obtenção do recurso, a administração pública entra como avalista, desde que toda a documentação esteja adequada. O programa Juro Zero Floripa não contempla pagamentos de multa e dos juros de mora por atraso nos pagamentos das parcelas. Portanto, para quem atrasar, será cobrada a taxa contratual de 3% para MEI e 2,9% para ME.

Os empréstimos serão quitados da seguinte forma: para MEI, em 8 parcelas, sendo a última paga pela Prefeitura, caso haja quitação das 7 parcelas iniciais em dia, e para ME, em 12 parcelas, sendo as duas últimas pagas pela Prefeitura, caso haja quitação das 10 parcelas iniciais.

Onde solicitar?

Os interessados podem procurar o Banco do Empreendedor em suas unidades em Florianópolis nos seguintes endereços:

Estreito - Rua Fúlvio Aducci, 710

Centro - Rua Felipe Schmidt, 752, loja 06 (AMPE)

Ingleses - ROD. SC-403, 5981, KM 6, LOJA 03

Rio Tavares - ROD. SC-405, loja 01, no 2578  

Quais os documentos necessários?

Para o MEI: RG, CPF, comprovante de residência ou de aluguel. Participar da capacitação gratuita  oferecida pelo Sebrae/SC, não ter débitos com a Prefeitura, apresentar um termo de participação em entidades de classe do município.

Para o ME: não ter débitos com a Prefeitura e apresentar um termo de participação em entidades de classe do município.



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade