img

Florianópolis, 25/04/2024




ECONOMIA

Programa concede empréstimos de até 3 mil reais para MEI em Florianópolis

Publicado em 14/08/2017


Cristiano Andujar/PMF
Programa concede empréstimos de até 3 mil reais para MEI em Florianópolis



Nesta segunda-feira, 14, a Prefeitura de Florianópolis lançou o programa Juro Zero Floripa, que concede empréstimos sem juros de até 3 mil reais para MEI (Micro Empreendedor Individual) e até 5 mil reais para ME (Micro Empresa) com sede no município, conforme perfil cadastral das empresas.

 

Esse modelo é o primeiro no país a ser realizado por um governo municipal. No total, disponibilizará um aporte de até R$ 2 milhões em quatro anos para possibilitar que os empreendedores da cidade tenham acesso a crédito com juro zero para investir em seu negócio. Os valores são oriundos do fundo das Ocipes de Santa Catarina, as quais serão responsáveis pela gestão e cobrança dos valores.

Como funciona?

Participarão o microempreendedor individual (mei), que hoje tem seu faturamento anual não superior a 60 mil (5 mil reais mensais) e a micro e pequena empresa (me) com seu faturamento anual não superior 360 mil (30 mil mensais), que não tenham débitos com a Prefeitura e que sejam associadas a alguma entidade de classe local. O valor, prazo e condições do crédito serão definidos após avaliação da necessidade, viabilidade econômica e capacidade de pagamento do negócio apurados por meio de levantamento socioeconômico, que será realizado pelo Banco do Empreendedor. Todos os participantes receberão capacitação dos agentes de desenvolvimento parceiros, como o Sebrae/SC.

Para facilitar a obtenção do recurso, a administração pública entra como avalista, desde que toda a documentação esteja adequada. O programa Juro Zero Floripa não contempla pagamentos de multa e dos juros de mora por atraso nos pagamentos das parcelas. Portanto, para quem atrasar, será cobrada a taxa contratual de 3% para MEI e 2,9% para ME.

Os empréstimos serão quitados da seguinte forma: para MEI, em 8 parcelas, sendo a última paga pela Prefeitura, caso haja quitação das 7 parcelas iniciais em dia, e para ME, em 12 parcelas, sendo as duas últimas pagas pela Prefeitura, caso haja quitação das 10 parcelas iniciais.

Onde solicitar?

Os interessados podem procurar o Banco do Empreendedor em suas unidades em Florianópolis nos seguintes endereços:

Estreito - Rua Fúlvio Aducci, 710

Centro - Rua Felipe Schmidt, 752, loja 06 (AMPE)

Ingleses - ROD. SC-403, 5981, KM 6, LOJA 03

Rio Tavares - ROD. SC-405, loja 01, no 2578  

Quais os documentos necessários?

Para o MEI: RG, CPF, comprovante de residência ou de aluguel. Participar da capacitação gratuita  oferecida pelo Sebrae/SC, não ter débitos com a Prefeitura, apresentar um termo de participação em entidades de classe do município.

Para o ME: não ter débitos com a Prefeitura e apresentar um termo de participação em entidades de classe do município.



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...