img

Florianópolis, 30/04/2024




TECNOLOGIA

Associação de Consumidores ganha ação contra Apple por oferta enganosa quanto à memória do aparelho

Publicado em 11/07/2017


Associação de Consumidores ganha ação contra Apple por oferta enganosa quanto à memória do aparelho



A Apple diz que não é possível dizer, de antemão, ?quanto da memória de um aparelho será utilizada para o sistema operacional?.

Nesta terça-feira, 11, a Justiça de São Paulo, por meio de ação promovida pela PROTESTE – Associação de Consumidores – determinou que a multinacional Apple retire, em 30 dias, “todo o tipo de oferta enganosa” realizada “por meio de anúncio em televisão, revistas, jornais, folhetos, sites e qualquer outra forma de comunicação” referente a memória ofertada em produtos da empresa, tais como: iPad Air, iPad Mini e os iPhones 5 e 6.

Em outubro de 2015, a PROTESTE, através de estudos, constatou que a Apple praticava propaganda enganosa ao oferecer e por à venda produtos (iPad Air - 16 GB; iPad Air 2 - 16, 32 e 64 GB; iPad Mini 2 16, 32 e 64 GB; iPad Mini 3 16 e 64 GB; iPhone 5 S - 16, 32 e 64 GB e iPhone 6 - 16, 64 e 128 GB) com capacidade real de memória inferior à informada.

Segundo a empresa, parte da memória de seus produtos é utilizada para funções operacionais e parte para armazenamento, o que, de fato, diminui o espaço disponível de memória para os usuários, que, por sua vez, não são devidamente informados disso.
 
A justiça determinou que, no prazo de 30 dias, as ofertas feitas pela empresa devem constar a real capacidade de memória de seus produtos, ou seja, será necessário que a Apple informe a memória bruta e a “memória utilizável” do aparelho.

Em caso de descumprimento da determinação, a empresa terá que pagar uma multa diária de R$100 mil. Segundo Henrique Lian, diretor da Associação, “a PROTESTE continuará lutando para que os direitos dos consumidores sejam cumpridos. Assim como a Apple, a Samsung também demonstrou um incrível desrespeito para com os direitos dos consumidores e nos também a estamos processando. Esperamos nova vitória para muito breve”.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade