img

Florianópolis, 27/04/2024




VARIEDADES

Marca de acessórios criado por jornalista de Florianópolis celebra 110 anos de Frida Kahlo

Publicado em 06/07/2017


Marco Santiago
Marca de acessórios criado por jornalista de Florianópolis celebra 110 anos de Frida Kahlo



Dia 6, a mexicana Frida Kahlo completa 110 anos e a marca feminista Barroqueira, que transforma obras de arte em acessórios, traz em sua coleção 17 joias inspiradas em pinturas e fotografias da artista.

As peças são feitas à mão pela jornalista Aline Torres, 30 anos, que criou uma técnica exclusiva que mescla papel, resina e cerâmica plástica em um processo cuidadoso que leva até sete dias de produção. Há composições como o colar Cactos, uma planta que serve de analogia à vida de Frida. De visual impactante, com suas flores exóticas, representa a resistência e a força e sobrevive mesmo em circunstâncias hostis.

O colar foi criado para mostrar sua força, feminilidade e coragem diante da nossa musa. A joia mescla uma rosa vermelha, feminina e sensual, uma fotografia da artista clicada por seu amante húngaro Nickolas Muray e o cactos!

Outro colar que chama atenção na Barroqueira é o Moisés. O quadro foi pintado por Frida Kahlo após ela ler o livro de Freud. A tela levou três meses para ser concluída. Extraordinário tour de force, Frida retrata nesse quadro, que mede apenas 61x75cm, cerca de 20 personagens históricos, agrupados à esquerda e à direita, como nas antigas representações medievais do Juízo Final, tendo Moisés/Diego Rivera em seu berço, no centro, como um divisor. Equilíbrio entre vida e morte.

A marca ainda traz o último quadro pintado pela provocadora Frida. Viva la Vida foi desenhado em 1954, oito dias antes de Frida partir. E aí está a sua beleza profunda. Frágil, dopada por morfina para suportar a dor, Frida se despede entoando um “Viva La Vida”. Não poderia ser diferente. Ela é o retrato da intensidade. A metáfora do México, seu país amado. Colorida, dinâmica e com grandes feridas. A síntese suprema da arte, uma mulher capaz de transformar a própria dor em beleza.

A Barroqueira foi criada há nove meses, em Florianópolis, as joias são vendidas pelo e-commerce.

Texto: Assessoria de Imprensa









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade