img

Florianópolis, 28/04/2024




REGIONAL

Montada Sala de Operações em Rio do Sul para atender vítimas das enchentes

Publicado em 05/06/2017


Corpo de Bombeiros/Divulgação
Montada Sala de Operações em Rio do Sul para atender vítimas das enchentes

Para facilitar o atendimento à população atingida pelas chuvas dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar montou uma Sala de Comando de Operações no colégio Dom Bosco, no Centro de Rio do Sul. De lá, acontecem o acionamento das viaturas para socorro e transporte de vítimas.




Em virtude do aumento de pontos de alagamentos em Rio do Sul e cidades vizinhas para facilitar o atendimento à população atingida pelas chuvas dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar montou uma Sala de Comando de Operações no Colégio Dom Bosco, no Centro de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

De lá, acontecem o acionamento das viaturas para socorro e transporte de vítimas. A sala de situação foi montada no colégio em virtude da água já atingir a sede da 1° Companhia de Bombeiros da cidade e impedir a entrada e saída de viaturas.

Apesar disso, o recebimento de chamadas via Central Operacional 193, continua sendo no quartel de Rio do Sul, já que o Cobom está situado no segundo andar da edificação. O Corpo de Bombeiros Militar trabalha em contato estreito com a Defesa Civil do Estado e do município para agilizar o encaminhamento de socorro especializado em caso de necessidade.

A Força-Tarefa 09, equipe formada por bombeiros capacitados e treinados para socorro a vítimas em caso de desastres ambientais, foi deslocada de Canoinhas para apoio às equipes de bombeiros que atuam em Rio do Sul. O Helicóptero Arcanjo 03, sediado em Blumenau, também deslocou para uma base no Alto Vale em apoio às operações de resgate e transporte de pessoas atingidas pelas cheias.

Até o momento, Rio do Sul é a cidade mais afetada, pois está recebendo todo o volume de água dos municípios de Ituporanga, Agrolândia e Trombudo Central. Todas as comportas da barragem de Ituporanga estão fechadas, mas não são suficientes para conter o volume de água. A barragem está vertendo com mais de 1,5m de água acima da comporta. O nível do Rio Itajaí Açú, às 16h desta tarde, era de 10,16m, com cota de situação de enchente de 11m. Até o momento, os bairros mais afetados são Centro, Fundo, Canoas, Jardim América e Bela Aliança, em que há várias casas alagadas e famílias deslocadas para abrigos ou casas de parentes.

Além das equipes de bombeiros que atuam em apoio às ações de Defesa Civil de Rio do Sul, e, principalmente, na remoção de famílias de áreas atingidas, a partir da Sala de Comando, as operações estão sendo administradas pelo comandante da 2° Região de Bombeiro Militar, coronel João Valério Borges, pelo comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Ariovaldo da Silva Pacheco e 2° tenente Rubens José Babel Junior.

Fonte: SECOM/SC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade